Nacional Titulo
Gilberto Gil participa de travessia ecológica no Rio
Por Do Diário do Grande ABC
12/12/1999 | 14:58
Compartilhar notícia


O compositor Gilberto Gil acordou mais cedo e foi prestigiar, neste domingo de manha, uma travessia experimental do cais da Praça XV, no centro do Rio, ao quebra-mar da Barra da Tijuca, na zona oeste promovida pela organizaçao nao-governamental (ONG) Alternativa Carioca, coordenada pelo vereador Alfredo Sirkis. A embarcaçao usada foi um catamara, que normalmente atravessa a Baía da Guanabara, do Rio a Niterói, em sete minutos e cobra R$ 4,85 pelo bilhete.

Até a Barra a viagem demora cerca de 30 minutos. Mesmo afirmando que nao vem todos os dias de sua casa, em Sao Conrado, bairro próximo à Barra, ao centro da cidade, Gil aprovou a viagem e a proposta de uma linha regular no trajeto. No entanto, a maioria dos 80 passageiros passou mal porque o catamara balançou muito. "Eu nunca enjôo, nem em navio, nem em aviao", explicou o compositor. "Num barco adequado, a travessia é muito tranqüila".

O piloto do catamara, Nildson Gomes, com 26 anos de profissao e quatro nesta linha, disse que a embarcaçao nao era apropriada para navegar fora da Baía da Guanabara, especialmente com o mar agitado como estava neste domingo. Ele explicou que seria necessário um estabilizador, por causa das ondas na saída da baía. A assessoria da Barcas S.A., que explora a linha Rio-Niterói, informou que tem ainda a concessao de outra linha até a Barra, mas nao tem estudos para criá-la. A concessao vai até fevereiro de 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;