Internacional Titulo
Direita avança em eleições locais na Inglaterra
Por Do Diário OnLine
03/05/2002 | 09:18
Compartilhar notícia


Os principais partidos britânicos, o trabalhista e o conservador, não obtiveram grandes mudanças nas eleições municipais ocorridas nesta quinta-feira na Inglaterra. No entanto, a extrema direita, pela primeira vez em nove anos, obteve dois vereadores em uma cidade ao Noroeste do país.

O Partido Nacional Britânico (BNP) elegeu David Edwards e Carol Hughes em Burnley. Na região, houve os piores distúrbios raciais do país nos últimos anos.

Para o presidente honorário do Partido Trabalhista, Charles Clarke, o sucesso do BNP é "decepcionante". Segundo ele, os candidatos da extrema direita só querem criar divisões entre as distintas comunidades de Burnley.

O Partido Trabalhista, no poder, conseguiu 33% dos votos; os "tories", na oposição, 34%; os liberais democratas, terceira força política do país, 27%, enquanto o resto foi para outros partidos, de acordo com os últimos resultados.

Segundo a contagem de votos de 168 dos 174 municípios nos quais aconteceram eleições, os trabalhistas obtinham 58 municípios e 2.187 vereadores; os conservadores 42 e 1.891 vereadores, e os liberais democratas controlavam 15 e 1.200 vereadores, o resto para outras formações políticas.

A participação nas eleições foi de 35%, a cifra mais alta em eleições locais desde 2000, quando chegou a 29,6%. De acordo com a imprensa britânica, índice se deve à possibilidade de se votar por meio da Internet ou por mensagens de telefones celulares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;