Cultura & Lazer Titulo
Programação fora do circuito
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A arte do cinema agita parte da programação desta semana no Grande ABC. Ao contrário das atrações disponibilizadas nas salas espalhadas pela região, as sessões que ocorrem fora do circuito fogem do clima de blockbusters e da presença de todo a pompa de Hollywood.
Um dos destaques é a exibição gratuita do drama nacional, 'Mutum' (2007), hoje, a partir das 20h, no teatro do Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200). A entrada é franca. A diretora Sandra Kogut apresenta a história de Thiago, de apenas 10 anos, que vive com a família no pequeno vilarejo de Mutum, no sertão de Minas Gerais. Em meio as brincadeira com o irmão Felipe, o menino demonstra as angústias do mundo adulto por meio de seu olhar simples e infantil. O filme é baseado na obra Campo Geral, de Guimarães Rosa. A sessão faz parte do projeto Cinesesc, que tem o objetivo de disponibilizar para o público infanto-juvenil produções capazes de promover discussões nas salas de aula. 
Quem também apresenta ao público sessões gratuitas é o Cine Eldorado (Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55. Tel.: 4059-1649), em Diadema. Uma de suas atrações é o longa-metragem indiano 'O Mundo de Apu' (1959), de Satyajit Ray, a ser exibido na quarta-feira, às 20h. Na tela, Apu é um estudante e escritor em Calcutá convidado a ir para um casamento. A cerimônia acaba não ocorrendo e o rapaz é forçado a se casar com a noiva que foi abandonada no altar. O filme finaliza a chamada 'Trilogia de Apu', que ainda conta com 'A Canção da Estrada'(1955) e 'O Invencível' (1956), todos do mesmo cineasta.
O espaço cultural de Diadema traz na quinta-feira, às 15h, a animação 'Kirikou 2 - Os Animais Selvagens' (2005). A história se passa na África Ocidental, onde nasce o minúsculo Kirikou, menino que tem a missão de salvar o lugar da perigosa feiticeira Karabá. A direção é assinada pela dupla Michel Ocelot e Bénédict Galup e o projeto francês é recomendado para todas as idades. 
À noite, é a vez do Cine Eldorado abrir sessão para 'São Bernardo' (1972), do diretor Leon Hirszman, a partir das 19h30. Com roteiro baseado em romance homônimo de Graciliano Ramos, o drama brasileiro acompanha a trajetória do violento caixeiro-viajante Paulo Honório. Após ganhar dinheiro, ele compra a fazenda São Bernardo e começa a transtornar a vida da professora Madalena. 
O filme fará parte da programação do Sesc Santo André no dia 30, às 20h, também com entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;