Memória Titulo
Um Santo André e Palmeiras passado a limpo
Ademir Medici
26/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Professor e jornalista Donizete Raddi vem em socorro e corrigi um erro feio que cometemos. Na foto publicada sexta-feira do Santo André em 1974, o senhor de terno que aparece com os jogadores é o técnico Pacau e não o torcedor Borracha.

Também Sidney Gerson Riquetto entrou em contato conosco, identificando o técnico Pacau na foto e informando o nome correto do treinador: João Rafael da Silva. Segundo Riquetto, Pacau dirigiu o então Santo André FC de 17 de janeiro a 27-10-1974, quando foi substituído pelo José Ulisses da Silva Junior, o ex-atleta Ulisses.

Aproveitamos o contato de Raddi e pedimos que ele nos auxiliasse na colocação, pela ordem, de todos os jogadores. Mais: enviamos a ele a foto do Palmeiras, que enfrentou o Santo André em 28-7-1974 - 4 a 0 para o Palmeiras -, e pedimos auxílio também na identificação dos jogadores. Segue o resultado.

RADDI

Donizete Raddi trabalhou na Editoria de Esportes do Diário. Foi repórter, setorista, pauteiro, colunista, copidesque, subeditor e editor. Seus textos, diferenciados, eram verdadeiras crônicas. Iam além das quatro linhas para atingir o coração e a alma dos leitores.

Como temos poucas oportunidades de falar dos nossos colegas, aproveitamos a deixa para lembrar um pouco do Raddi velho de guerra, corintiano e ramalhinho, amante do futebol e do esporte em geral, já que é fera na Educação Física, fiel à sua Santo André.

Diário há 30 anos

Sábado, 26 de julho de 1986 - ano 29, edição 6195

MANCHETE – Sarney (presidente da República) não teme repercussões do Plano de Metas.

SÃO BERNARDO – Metrô vai demolir galpão da antiga Elni, onde funcionou o Mercado Municipal, para começar obra do terminal do sistema trólebus no Paço; Sacolão Central vai atender entre a Avenida Pery Ronchetti e a Rua dos Vianas. Ali permanece há 30 anos, portanto.

SÃO CAETANO – Apae inaugura sede própria: Rua Xingu, 175, bairro Santa Maria.

RIBEIRÃO PIRES – Prefeitura abrirá licitação para contratação de mão-de-obra que construirá o primeiro centro cultural do Município, no Distrito de Ouro Fino Paulista.

Em 26 de julho de...

1891 – O engenheiro Angelo Raphael Pellegrino nasce em Jaqueira, Município de Maraial, em Pernambuco. Estudou em Turim, Itália, e formou-se na Suíça. Foi o primeiro prefeito de São Caetano.

1916 – Quando rachava lenha em São Bernardo, o menor Estephano Schydris, 17 anos, feriu o joelho direito. Quatro dias depois foi de trem para São Paulo, removido ao hospital de misericórdia: o ferimento havia se agravado.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: o avanço russo na Armênia.

1941 – Inaugurado o gabinete dentário do Grupo Escolar de Paranapiacaba.

Santos do Dia

Santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora; logo, avós de Jesus Cristo. Por isso hoje também é o Dia dos Avós.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Pastor

PADROEIRA - Hoje é feriado em louvor a Santana nas cidades de Botucatu, Itapeva, Mogi das Cruzes, Pedreira, Santana de Parnaíba, Sumaré, Vargem Grande do Sul e Vinhedo

O Carnaval e a Revolução

Em 1936, houve um concurso de músicas de Carnaval em São Paulo e as duas marchas primeiras colocadas fazem alusão à Revolução de 1932: Mulatinha da Caserna (Martinez Grau e Ariovaldo Pires) e Paulistinha querida (Ary Barroso).

Da letra de Mulatinha da Caserna: "Vamos fazer revolução na trincheira; vamos ter mulata na Avenida São João".

Da letra de Paulistinha querida: "Eu desta vez ofereço, esta canção singular, à Paulistinha querida, que um dia o Brasil inteiro há de adorar".

Cf. “O Carnaval e a Revolução”, de Thais Matarazzo, no livro “Para sempre 32” (Editora Matarazzo, 2016).

Um livro para os avós.

e para todos nós

Lembrando: será lançado hoje, às 19h, o livro "Na casa da Vó", escrito por 18 novos escritores, amigos queridos que frequentam os Grupos da Terceira Idade da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

Um artigo mais bonito que o outro, completando um conjunto belíssimo. Vai lá, gente! Prestigie os autores. Haverá rodada de autógrafos.

Endereço: salão social da Associação, à Rua 28 de Outubro, 61, Centro de São Bernardo.

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Areias e Sumaré.

Areias. Pertencia a Lorena. Separa-se em 1816.

Sumaré. Era distrito de Campinas. Separa-se em 1954.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 26 de julho: Brasília de Minas (MG), Carneiros (AL), Cianorte (PR), Faxinal dos Guedes (SC), Guidoval (MG), Joca Claudino (PB), Luís Correia (PI), Matuípe (BA), Poço Branco (RN), Ribeiro Gonçalves (PI), Santana de Cataguases (MG), São Lourenço do Oeste (SC) e São Tiago (MG). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;