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Programa Terceiro Turno faz 1 ano com 5.000 atendimentos por mês

Iniciativa reduz entre 60% a 70% da demanda do Hospital Albert Sabin

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
21/07/2016 | 07:00
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Nario Barbosa/DGABC


 Lançado em julho do ano passado, o Programa Terceiro Turno, que amplia até as 23h o horário de atendimento de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Caetano, atende, por mês, cerca de 5.000 pacientes em três equipamentos públicos da cidade. Segundo a administração municipal, o resultado possibilitou redução de 60% a 70% da demanda noturna do pronto-socorro do Hospital Municipal de Emergência Albert Sabin.

“Avaliamos que nosso objetivo com o programa foi atingido ao longo desses 12 meses. Além de oferecer mais uma opção de atendimento para moradores que saem fora do horário comercial do trabalho, conseguimos também desafogar o fluxo de pacientes na emergência do Albert Sabin, otimizando as filas de espera”, relata o secretário de Saúde da cidade, Silvio Luiz Martinez.

A expectativa do chefe da Pasta é que até o fim do ano, mais uma unidade seja contemplada com o programa. “A ideia é implantar ainda em 2016 o terceiro turno em equipamento de Saúde do bairro Fundação”, revelou.

Até o momento, três unidades possuem o serviço de atendimento estendido das 19h às 23h (UBSs Nair Spina Benedicts e Amélia Locatelli e o Centro Policlínico Gentil Rstom). Por UBS atuam 11 profissionais, entre recepcionistas, auxiliares, enfermeiros e médicos (clínico geral e pediatra). Inclui ainda farmácia satélite e ambulância para o transporte de pacientes em estado grave.

No lançamento do programa, a expectativa era que sete equipamentos fossem contemplados. “Ao longo do processo notamos que a quantidade de unidades que tem o serviço hoje é suficiente”, relata o secretário.

Para o comerciante Getúlio Silva, 65 anos, a ampliação no horário de atendimento tem sido muito útil. “Sempre marco minhas consultas de noite e venho direto do trabalho. É bom pois, dessa forma, não preciso faltar no serviço”, relata.




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