Política Titulo São Bernardo
Alex admite que PTB está na frente pela vice

Pré-candidato do PPS em S.Bernardo ressalta que Admir Ferro foi um dos primeiros a compor

Raphael Rocha
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
12/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O pré-candidato do PPS à Prefeitura de São Bernardo, deputado federal Alex Manente, afirmou que o PTB está em “patamar mais avançado” na briga por sua vice. A legenda indicou o ex-vereador Admir Ferro para dividir chapa com o popular-socialista na eleição de outubro.

“Os partidos (da coalizão) definirão (o nome), encaminharão e então decidiremos. A tendência é acompanhar o que os partidos definirem. Não quero personalizar. Todos têm condições. Se você considerar que o primeiro partido foi o PTB (a ingressar no projeto político), isso dá patamar mais avançado. Ainda sim tem de ser consensual”, disse Alex, em sua declaração mais enfática sobre a disputa pela vaga.

Nos bastidores há cinco nomes especulados: Ferro, Luís Ricardo Davanzo (PRB), Antônio Cabrera (PSB), Mauro Miaguti (DEM) e Névio Carlone (PMN). Em recente reunião, presidentes dos partidos do arco de aliados entenderam que o ex-vereador Admir Ferro é quem mais agregaria politicamente, porém, o petebista ainda precisa superar problemas jurídicos.

Vice de Alex em 2012, Ferro tem uma condenação judicial de 2014 por ter adquirido livros de apoio pedagógicos no valor de R$ 6,4 milhões quando era secretário de Educação de São Bernardo. O Ministério Público entende que houve irregularidade porque o governo federal disponibilizava material similar gratuitamente. O petebista recorre da condenação em segunda instância e garante que não terá empecilhos para registrar sua candidatura a vice caso seja escolhido por Alex.

O arco de aliados de Alex é formado por sete legendas atualmente: PTB, PRB, PV, PSB, DEM, PMN, além do próprio PPS. Segundo o deputado federal, conversas ainda são feitas para reforçar o time para a campanha, embora ele declare que o atual grupo tem condições de vencer o pleito de outubro. “Estamos discutindo com outros dois ou três partidos. Mas acredito que esse grupo é suficiente para ganhar a eleição. Não vamos vender a alma para contar com partidos”, declarou.

O Diário apurou que uma das legendas que procuraram a candidatura de Alex foi o PMDB. Os peemedebistas seguem indefinidos sobre apoio político – uns defendem continuar na base de Luiz Marinho (PT), outros endossar a campanha de Orlando Morando (PSDB) e uma terceira ala que quer caminhar com Alex.

Justiça rejeita ação do PT contra Julinho

A juíza Lizandra Maria Lapenna Peçanha, da 296ª Zona Eleitoral de São Bernardo, indeferiu ação movida pelo PT contra o presidente municipal do PPS, vereador de oposição Julinho Fuzari, por campanha antecipada. O petismo local, presidido por Brás Marinho, irmão do prefeito Luiz Marinho (PT), acionou Justiça contestando material publicitário de Julinho, em que ele faz prestação de contas. No processo estão citados os outdoors que foram espalhados pelo popular-socialista, além de jornais. Em ambas peças publicitárias o texto destacava prestação de contas do mandato parlamentar, com ênfase a denúncias ao governo petista em episódios como o corte parcial da merenda escolar e questionamento aos preços de material escolar e uniforme.

A juíza considerou em seu despacho que a “distribuição do referido encarte e o cargo de vereador são atos de mera promoção pessoal, não se confundindo com propaganda eleitoral, uma vez que não há menção ao pleito”.

“Achei importante a decisão da Justiça. A ação do PT foi intempestiva, buscando impedir minha prestação de contas, cujo o destaque são denúncias a este governo. O PPS é a maior oposição ao PT na cidade e sei que acabamos virando vidraça porque fomos ao enfrentamento”, esclareceu Julinho, que é um dos líderes da bancada de oposição a gestão de Marinho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;