Memória Titulo MEMÓRIA
Macário, o carpinteiro de Vila Nogueira
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Para trás e na lembrança de cada um, ficou a Costa do Cacau, no litoral sul da Bahia. Agora, São Paulo, nova terra dos Oliveira do Sacramento, do patriarca Macário, 104 anos completados em abril último.

Vieram os primeiros filhos na frente: Antenório ficou em Cajamar; Irisvaldo, o Ivo, em Pirituba; Adeildo, em Diadema. Corria a segunda metade da década de 1960.
Na Bahia ficou a maior parte da família. Os de São Paulo enviavam roupas e ajuda. Adeildo enviou uma foto bem tirada de Diadema. O sonho era que todos mudassem para cá.

Em 1971, chegou Oscar. Assustou-se com os prédios, névoa e o frio de São Paulo. Pôde rever os irmãos. Em seguida, veio a mãe adoentada, o pai cheio de energia e todos os demais.
Os Oliveira do Sacramento descobriam Diadema. Era 1972. A primeira morada na Vila Lídia. Logo em seguida, Vila Nogueira, onde estão, seguramente, há mais de 40 anos, na mesma casa onde conhecemos o centenário Sr. Macário.

104 anos! Quem
sabe é o nosso Pai

Dona Maria José recuperou a saúde. Macário exerceu o ofício de carpinteiro. Trabalhou até mesmo na Mercedes-Benz, por uma empreiteira contratada.

Havia parado de fumar em 1968, ainda na Bahia. Já aposentado, passou a executar serviços de carpintaria na própria Vila Nogueira.
Dona Maria José se foi em 4-7-2000, aos 75 anos. Já tinha vários netos. A primeira neta, Valdelice, mora em Cajamar, tem quatro filhos e também é avó.

Nelito, o filho caçula, é encarregado de empresa. Josaildo mora em Ribeirão Pires. Antenório permanece em Cajamar. Irisvaldo em Pirituba.

Os filhos todos estão sempre presentes junto ao pai - à exceção de Arivaldo, apelido Bento, que partiu para Goiás ainda moço e nunca mais deu notícias.
E aqui está o nosso carpinteiro Macário, 104 anos. Receita: "Quem sabe é o nosso Pai".

Sr. Macário é católico, de ir à missa na igreja da Vila Lídia, o que fez até pouco tempo atrás. Agora, não mais, por causa da idade. Deixa uma dica: evitar gelados.


Diário há 30 anos

Sexta-feira, 11 de julho de 1986 - ano 29, edição 6182

MANCHETE - Papa João Paulo II diz que reforma agrária brasileira não pode falhar. O pontífice recebeu ontem o presidente José Sarney.

SANTO ANDRÉ/MAUÁ - Suspenso o repasse do ICM da Petroquímica União (PqU).

ALIMENTOS - Liberada carne congelada para o Grande ABC.

SÃO CAETANO - Concluído o Estatuto do Magistério.

SÃO BERNARDO - Quase totalmente paralisadas as obras de reforma e ampliação do Estádio de Vila Euclides.

PRIMEIRA DIVISÃO - Em Campinas: Ponte Preta 2, Santo André 0.

Em 11 de julho de...

1711 - Vila de São Paulo é elevada à categoria de cidade.

1876 - Nasce, na cidade de Desterro, hoje Florianópolis, Afonso d'Escragnolle Taunay, romancista, engenheiro, professor, musicista, heraldista, genealogista, artista plástico.
Sua obra sobre a história paulista e brasileira é vastíssima. Desenhou o brasão de armas de numerosas cidades brasileiras, entre as quais os de Santo André e São Bernardo.

É autor de uma obra clássica para nós do Grande ABC, <CF160>João Ramalho e Santo André da Borda do Campo, com edições em 1953 e 1968.

1916 - Constituída a nova diretoria do Serrano AC, do Alto da Serra: Joaquim Ribeiro (presidente), José Ferreira (vice-presidente), Daniel Ramos (1º secretário), Benedito Amaral (2º secretário), Willian Meus (diretor esportivo), Faustino da Silva (tesoureiro), Salvador Biagio (2º tesoureiro), William Emerson e Emílio Meus (capitães); comissão de sindicância: Augusto Dupré, Adolpho Ramos e Gaspar Novo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a tomada de Hardecourt pelos franceses.

1956 - Firmado, em São Paulo, convênio entre os governos estadual e federal para a instalação e funcionamento de uma escola técnica industrial em São Bernardo. Estava nascendo a ETI Lauro Gomes, hoje ETE.

O convênio foi firmado pelo ministro da Educação, Clovis Salgado, secretário de Educação do Estado, Vicente de Paula Lima, e pelo prefeito Aldino Pinotti.


Hoje


Dia do Rondoniano
Dia do Mestre de Banda


Santos do Dia


São Bento de Núrsia (Itália 580 a 547). Monge. Propôs um novo modelo de homem: aquele que vive em completa união com Deus, com o seu próprio trabalho, fabricando os próprios instrumentos para lavrar a terra. Em 1964, foi declarado patrono principal de toda a Europa, pelo papa Paulo VI.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Olga
Olivério Plunket


Município Paulista

Hoje é o aniversário de Andradina. Elevado a município em 1939, quando se separa de Valparaíso. O nome homenageia o fundador da cidade, Antonio Joaquim de Moura Andrade.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversário neste dia 11 de julho: Brejo (MA), Mendes (RJ), Missão Velha (CE), Piatã (BA), Santa Maria do Oeste (PR) e Turiaçu (MA). Fonte: IBGE. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;