Economia Titulo
Produção em sintonia com o ambiente
Por Sueli Osório
do Diário Online
13/11/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


Sustentabilidade. Essa palavra tem estado cada vez mais na boca dos executivos das fabricantes de veículos. As montadoras não têm apenas se preocupado em produzir carros que consumam menos combustível e emitam menos poluentes na atmosfera, mas também em ter processos produtivos que causem menos impacto ao ambiente.

Entre elas está a Ford, que tem se empenhado em várias ações de sustentabilidade. Segundo Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, o tema é parte estratégica das ações da empresa. "Durante o Salão de São Paulo lançamos os quatro pilares que são importantes no desenvolvimento de novos produtos: criatividade, segurança, qualidade e sustentabilidade. Quando começamos a planejar os produtos para o futuro, esses pilares são fundamentais para as decisões sobre como vamos desenvolvê-los, que materiais e tecnologias utilizaremos no veículo, e sustentabilidade é um deles. Vemos sustentabilidade não somente pelo impacto que o automóvel causa no meio ambiente, mas também como desenvolvemos e produzimos o veículo", enfatizou.

Segundo Oliveira, há um grande esforço na empresa no sentido de reduzir o consumo de água, eletricidade e desperdício de peças por veículo produzido. "Nós temos modernizado nossas fábricas para que elas tenham menores emissões de gases para o meio ambiente. Um investimento importante na planta de São Bernardo, por exemplo, foi feito na área de pintura. Nas nossas fábricas temos sistemas de tratamento de água. Nossa unidade em Camaçari tem um dos sistemas de tratamento de afluentes mais modernos do mundo", garantiu.

A área da pintura da fábrica de São Bernardo recebeu novo equipamento, o Regenerador de Gases de Pintura, que elimina até 99% das partículas em suspensão geradas no processo de secagem nas estufas, liberando na atmosfera somente vapor d'água e menos de 1% de CO2. Um sistema de coletores sob pressão leva os gases captados das 13 estufas para o incinerador, onde a temperatura chega a 840°C.

Oliveira ressaltou que a Ford tem investido também no plantio de árvores e utilizado materiais recicláveis na produção, como PETs, fibras de coco e de outras plantas.

EFEITO ESTUFA - A Ford é a única empresa automobilística no Brasil que faz parte do GHG Protocol (Green House Gas Protocol). O grupo, formado em função do Protocolo de Kyoto, tem como objetivo criar uma forma de inventariar o grau de gases de efeito estufa gerados nos processos produtivos e traçar metas para a sua redução. Esse trabalho é coordenado mundialmente pela organização não governamental WRI (World Resources Institute) e conta no Brasil com a participação do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Getulio Vargas e CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). A lista de apoiadores inclui outras grandes empresas como Petrobras, Alcoa, Votorantim, Embraer, Suzano Papel e Celulose, Ambev, Walmart, Bradesco e Itaú.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;