Memória Titulo MEMÓRIA
O WhatsApp dos anos 80 no Dia dos Namorados
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Chamava-se ‘Seu amor impresso para sempre’. Mas podem chamar de WhatsApp dos anos 1980. E o Diário teve uma ideia genial: convidar o leitor a participar com todo o seu amor no Dia dos Namorados enviando uma mensagem ao amado ou amada.

O sucesso foi tanto que em 12 de junho de 1986 foram preenchidas oito páginas e meia de mensagens como estas da ilustração.

Não sabemos se todo o amor das declarações foi mantido nos 30 anos seguintes. Provavelmente não.

Namoros por certo foram desfeitos, casamentos desmanchados, uniões mantidas. Mas o título do projeto, este é eterno: "Seu amor impresso para sempre". Basta consultar a coleção do Diário, como nós fizemos gostosamente, juntamente com a equipe do Banco de Dados, o secretário de Redação Beto Silva e a repórter fotográfica Marina Brandão.

Não dá vontade de parar de ler. Uma mensagem mais bonita, elegante, divertida, amorosa que a outra. Repetimos: oito páginas e meia de amor numa única edição, em um projeto que se estendeu por vários anos mais e que aos poucos iremos mostrando para vocês. É só acompanhar esta Memória de todos os dias.

E por que parou? A resposta está no título. Hoje temos o tal do WhatsApp das juras trocadas rapidamente no cotidiano, sem a permanência escrita que só o jornal impresso pode oferecer. Enfim, os tempos são outros.

Na mesma edição de 12 de junho de 1986 uma reportagem falou dos namoros daquele tempo. As coisas começavam a mudar.
Jovens e maduros foram entrevistados.

Entre os maduros, uma posição conservadora: "O amor continua o mesmo. Só que antes não havia em um relacionamento a dois tanto 'agarra-agarra'.

A matéria prossegue: "Namoro, caso, transa. O relacionamento entre duas pessoas assume vários nomes atualmente, quando, segundo os estudiosos, tanta gente vive em busca de um par".

E mais: "O certo é que a moda da amizade colorida não atrai mais os namorados". Será?
Por fim, naquele tempo... "De uma forma ou de outra, a maioria ainda pensa em casar". Uau... Que o digam as mensagens do "Seu amor impresso para sempre".

Procurem na ilustração escolhida a mensagem do Adelmo, caricaturista, ex-Diário. O querido Adelmo mostra que em todas as circunstâncias sempre haverá espaço para algo bem humorado.

12/06/86. Américo Sena para Zenaide: não importa que você esteja longe ou perto, importa que você exista para que eu possa sentir sua falta

Ratão para Princesinha: o cupido acertou no local certo.

Ró para Sá: são seis anos de muito amor.

Osmar Lima para Selma: tenho tudo que preciso para ser feliz. Tenho você.


Em 12 de junho de...

1916 - Inaugurados os chamados terraços da Avenida Paulista, em São Paulo, projeto do arquiteto Ramos de Azevedo. Um belvedere. Ali funcionou o Salão Trianon, restaurante e bar, por anos um point paulistano de primeira grandeza.

A guerra. Do noticiário do Estadão: um 'raid' feliz dos ingleses na região de Neuve-Chapelle.
1936 - Irineu Fernandes nasce em Santo André. Locutor, redator, noticiarista, animador de programas de auditório e sertanejos, chefe de jornalismo, diretor artístico. Fez história no rádio do Grande ABC.

1946 -Acidente na Rua Coronel Oliveira, em Santo André: um automóvel de autoescola colide com uma charrete, também chamada aranha. O condutor da charrete arrebentou a cabeça nos paralelepípedos da via e foi internado.

1956 - Sociedade Cultural e Recreativa Alameda Glória, da Vila Duzzi, em São Bernardo, organiza pela primeira vez uma quadrilha junina, atividade que lhe renderia vários títulos de campeã e que é mantida ainda hoje.

1976 - Cento e vinte jornalistas do Grande ABC recebem o título de Cidadão Honorário da Cidade da Criança, em São Bernardo.
Fundação das Artes, de São Caetano, fecha a Escola de Teatro.


Hoje

Dia dos Namorados
Dia Contra o Trabalho Infantil
Dia do Correio Aéreo Nacional


Santos do Dia

São João de Sahagun (Espanha, 1430 - 11-6-1479). Cônego e capelão. Em suas pregações condenava com veemência os poderosos, os injustos e os corruptos. Chamado de Apóstolo de Salamanca.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Onofre
Olímpio
Iolanda


Município Paulista

Hoje é o aniversário de Santo Antonio do Arancanguá, elevado a município em 1991, quando se separa de Araçatuba.

Municípios Brasileiros

Aniversariam neste dia 12 de junho: Bodocó (PE), Colônia Leopoldina (AL), Domingos Martins (ES), Ibema (PR), Italva (RJ), Janduís (RN), Lindoeste (PR), Matinhos (PR), Ouro Verde do Oeste (PR), Rio Grande do Piauí (PI), Santa Tereza do Oeste (PR), Santo Antonio do Amparo (MG), São João dos Patos (MA), São Ludgero (SC) e Simão Dias (SE). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;