Economia Titulo
BT e Telefónica têm nova possibilidade de aliança
Por Do Diário do Grande ABC
14/04/2000 | 12:29
Compartilhar notícia


A reestruturaçao anunciada na quinta-feira em Londres pela British Telecom (BT) voltou a alimentar os rumores na Espanha de que a empresa de telecomunicaçoes britânica estaria prestes a fechar uma aliança estratégica ou fusao com a Telefónica. A BT criará quatro áreas de negócios que vao operar na bolsa de valores de forma independente: a "Ignite" se ocupará da transmissao de dados através de sua rede IP concentrada em clientes empresariais; a "Btopenworld" se dedicará ás atividades na Internet; a "BT Wireless" se concentrará na telefonia celular; e a Yell se encarregará das páginas amarelas da operadora.

Segundo o jornal espanhol ABC, "a estratégia da BT é similar à empreendida há alguns anos pela Telefónica e que vem gerando tao bons resultados sob o ponto de vista de criaçao de valor." Isso, segundo analistas, pode significar que as duas empresas estao se preparando para "caminhar juntas".

Na Espanha, a BT possui uma filial, a BT Tel, além de participaçao na Airtel. A BT Tel, que conta com 700 empregados, desenvolveu a sua própria rede IP. Já a Airtel é a segunda operadora de telefonia celular na Espanha e foi a empresa que mais conquistou clientes em 1999. Segundo comentários no mercado espanhol, a BT estaria negociando com a Vodafone a sua saída da Airtel. Isso facilitaria uma eventual aliança com a Telefónica.

Segundo o serviço noticioso online espanhol Libertad Digital, o diretor de telefonia celular da Telefónica, Luis Martín Bustamente, estaria em Londres para negociar um acordo com a BT. Um porta-voz Telefónica disse que nao tem informaçoes sobre a presença de Bustamante na capital britânica. Na BT, um porta-voz também disse nesta manha à Agência Estado que desconhece a presença em Londres de qualquer diretor da Telefónica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;