Turismo Titulo Produção
Cacau para ver e comer

Em Ilhéus vale a pena reservar um tempo para visitar fazenda de cacau e saber da produção

Vinícius Castelli
07/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Vinicius Castelli/DGABC


 Nem só de belas praias é feita Ilhéus. E assim como Jorge Amado, a humildade de seu povo, os pratos com peixe e frutos do mar e o sol do ano todo, outra coisa é tradição na região: o cacau. Local que enriqueceu diversos coronéis no início do século passado já foi o maior produtor de cacau do mundo, Ilhéus é prato cheio para várias descobertas sobre o fruto.

Para começar, em Ilhéus é possível tomar sorvete de cacau (faça isso na tradicional sorveteria Ponto Chic, ao lado do Bar Vesúvio), comprar chocolate produzido em Ilhéus e sem conservantes (um melhor que o outro) e tomar suco de cacau. Mas o mais curioso é visitar plantações com cacaueiros a perder de vista. Um dos locais para isso é a Fazenda Yrerê, da gentil Dadá e situada a 11 quilômetros do Centro da cidade. A ER Tour (www.ertour.com.br) oferece o passeio (R$ 80, por pessoa), que dura das 8h às 13h.

Mestre quando o assunto é cacau, o ‘seu’ José Antônio dos Santos, 67 anos, terá o maior prazer em guiar a visita em trilha limpa e rápida até as plantações. O visitante poderá saber como é o trajeto todo do fruto, desde o plantio da árvore, os tipos de cacau, a colheita, como funciona a secagem da amêndoa extraída do fruto e o que se faz com a polpa. E, sim, vale a pena provar cacau debaixo do pé. Mas se morder a semente amarga a boca.

Se antes o cacau da Bahia ia todo para o Exterior, hoje ele “fica todo na Bahia”, garante seu José, que chega a receber mais de 100 pessoas para guiar em bons dias. Em parte do passeio, Dadá pode oferecer um delicioso e gelado suco feito com a polpa do fruto. Chocolate produzido com cacau da fazenda também pode ser provado lá mesmo. A experiência é incrível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;