Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 24 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Petroleos de Venezuela comprará produçao brasileira


Do Diário do Grande ABC

04/02/2000 | 11:55


A empresa estatal Petroleos de Venezuela (PDVSA) pretende comprar petróleo cru do Brasil para refinamento, segundo informa nesta sexta-feira o jornal britânico Financial Times.

"As negociaçoes estao adiantadas", disse o vice-presidente da empresa, Aires Barreto. A PDVSA vai "intensificar o comércio de petróleo no mercado internacional para compensar os cortes dramáticos em sua própria produçao" e também para aumentar a sua participaçao no mercado global. Segundo Barreto, a Petrobrás também está interessada na capacidade de refinamento da PDVSA. A capacidade de refinamento da empresa venezuelana é de 3 milhoes de barris por dia. Já a sua produçao atual é de 2,7 milhoes barris.

Em troca, a PDVSA pretende colocar seus produtos, como por exemplo lubrificantes, em postos de gasolina espalhados pelo Brasil através de uma aliança com a empresa brasileira. A estatal venezuelana pretende também entrar em outros mercados da Amércia Latina, como em Porto Rico, República Dominicana, Colombia e Panamá.

A PDVSA pretende aumentar a venda de petróleo e seus derivativos nos Estados Unidos dos atuais 2 milhoes de barris diários para 3,5 milhoes até 2009. Analistas de mercado da Venezuela vem criticando a estatal pela reduçao de sua fatia no mercado mundial e também pela queda de sua produçao.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;