Internacional Titulo
Londres e Madri concordam com soberania compartilhada
Por Das Agências
12/07/2002 | 11:28
Compartilhar notícia


Londres e Madri estão de acordo sobre o princípio da soberania compartilhada em Gibraltar, mas a população do território terá a última palavra sobre a questão num referendum, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores britânico, Jack Straw.

É a primeira vez que o chefe da diplomacia britânica reconhece a existência desse acordo de princípio, mencionado pela imprensa há semanas.

Straw acrescentou que ambos países estavam "mais perto do que nunca para pôr fim a quase 300 anos de história tensa". "Um futuro melhor para Gibraltar (...) é muito importante para deixá-lo escapar", precisou.

"A disputa também afeta os britânicos porque tentamos construir uma aliança estratégica com a Espanha em favor de uma União Européia que ambos buscamos", argumentou Straw.

O chanceler destacou os progressos obtidos desde o início das negociações sobre Gibraltar em 2001, principalmente mediante o estabelecimento de princípios básicos sobre os quais poderá repousar "um acordo permanente".

O primeiro destes princípios é que a "Grã-Bretanha e a Espanha devem compartilhar a soberania de Gibraltar", declarou Straw.

Este gesto de Londres em relação a Madri acontece quando as negociações pareciam estancadas há algumas semanas.

Os dois países se deram como prazo até o verão (boreal) para chegar a um acordo, mas, no dia seguinte à reunião de final de junho entre Straw e seu colega espanhol Josep Piqué, este último reconheceu que seria difícil respeitar o prazo.

Espanha e Grã-Bretanha reiniciaram negociações me 2001 para se chegar a um acordo sobre Gibraltar, um território de 6 km² situado no extremo sul da península ibérica.

O território, que permite controlar a entrada ao Mediterrâneo, está sob jurisdição britânica desde o tratado de Utrecht de 1713. A Espanha reclama de então sua devolução, apesar da decidida oposição dos habitantes de Gibraltar, que rejeitam uma soberania compartilhada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;