Esportes Titulo Fundação Casa
Jovens internos recebem nova chance com futebol

Garotos da Fundação Casa ganham alternativa para trilhar caminho longe do mundo do crime

Rodrigo Mozelli
06/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Sabemos que o esporte une pessoas e age como remédio. Para os jovens da Fundação Casa, então, é boa oportunidade. Os internos da unidade Nova Vida, de São Paulo, e os de Sorocaba 3 se enfrentaram ontem no Estádio Anacleto Campanella em jogo válido pelas quartas de final da Copa Casa de Futebol. A competição existe há 12 anos e é fruto de parceria entre a Fundação Casa e a Federação Paulista de Futebol.

Zé Maria, ex-lateral do Corinthians, conhecido como Super Zé, atualmente é um dos coordenadores do projeto. “O que fazemos é importantíssimo, pois eles saem para a rua, ou seja, temos resultados positivos. Para participar, eles têm de ter disciplina em suas respectivas unidades”, contou Zé.

Ele ainda falou sobre o espaço que a Federação dá, permitindo que as partidas ocorram antes de jogos do Campeonato Paulista. “É muito gratificante. Eles estão entendendo nossa preocupação com o futuro desses jovens”, comentou ele, que revelou a existência de conversas com o São Caetano para aproveitar alguns dos jovens. “Nos reunimos ontem (sexta) com o presidente e conhecemos as categorias de base do clube”, explicou.
Cerca de 1.200 jovens participam da edição atual da Copa, divididos em 80 equipes. “Damos a eles oportunidade de seguir no caminho do bem”, disse o gerente do projeto, Carlos Alberto Robles.

JOVENS
Marcos Diego, 18 anos, está na Fundação há sete meses por roubo à mão armada e há um no time do Sorocaba III. “Quando estou no campo, me esqueço que estou preso”, disse. “Quero ser jogador profissional e constituir família”, completou.
Já Ronaldo Ferreira, 17, joga pela equipe de Nova Vida e também é interno, há sete meses por tráfico de drogas. “Este projeto é muito bom, alivia nossa mente”, afirmou ele, que sonha em ser jogador do São Paulo.
Por motivos de segurança, os nomes dos internos da Fundação Casa são fictícios.

 

Sorocaba 3 bate Nova Vida por 2 a 0

A partida entre os jovens da Fundação Casa foi morna. Debaixo de sol, os jogadores fizeram poucas faltas e tiveram raras oportunidades de gol. Apesar disso, a equipe de Sorocaba III ficou com a bola durante boa parte do tempo, o que deu resultado. A equipe encerrou a primeira etapa na frente, com 1 a 0.</CW>

Apesar da sonolência em campo, os poucos torcedores que acompanharam o confronto – a maioria funcionários de ambas as unidades da Fundação – gritavam e incentivavam muito os jovens durante seus 90 minutos de fama e oportunidade. 

No segundo tempo, pouco mudou, mas a equipe de Vila Maria equilibrou a peleja e partiu para cima em busca do empate. Com os dois times buscando atacar em alta velocidade, diversos jogadores começaram a cair no gramado reclamando de cãibras. Em um dos poucos momentos de emoção da segunda etapa, o Sorocaba 3 desperdiçou a chance de ampliar a vantagem após cobrança de pênalti que passou por cima do gol. Já próximo ao fim do jogo, porém, um chute no canto esquerdo do goleiro garantiu os 2 a 0 para a equipe de Sorocaba, que agora está nas semifinais do torneio. O nome do jogo acabou sendo Marcos Diego, com um gol, uma assistência e um pênalti sofrido.

Agora, a equipe espera o vencedor de Casa Sertãozinho e Casa Bauru, que jogam no sábado, em Ribeirão Preto, às 14h, na preliminar de Botafogo e Corinthians. Os outros jogos das quartas são: Casa Irapuru 2 x Catâmisa, de São Paulo, que jogam hoje, às 15h30, em Araraquara, antes de Ferroviária e Grêmio Novorizontino, e Casa Vila Leopoldina, da Capital, contra Casa Itaqua, de Itaquaquecetuba, que jogam domingo, às 15h30, no Estádio 1° de Maio, antes de São Bernardo e Audax.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;