Setecidades Titulo Educação
UFABC entrega duas quadras poliesportivas

Espaços integram bloco esportivo do campus Santo André, que deveria ter sido concluído em 2010

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
05/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


A UFABC (Universidade Federal do ABC) entregou, na tarde de ontem, duas quadras poliesportivas no campus Santo André. Os espaços são parte do bloco esportivo da instituição de ensino, que deveria ter sido concluída em 2010, no entanto, segue em obras. A expectativa é que o complexo de 10,3 mil m² e que custará R$ 20,5 milhões esteja completo até o fim deste ano.

“Faz muita falta. Até agora, a gente dependia de parcerias com outras instituições para usar as quadras e o campo de futebol para treinar. É difícil convencer os alunos a participarem quando temos de nos deslocar porque não há lugar na universidade”, ressalta um dos diretores da Associação Atlética Acadêmica 11 de Setembro, Renan Matsunaga, aluno do 3º ano do BC&T (Bacharelado de Ciência e Tecnologia). Conforme o estudante, a instituição conta com 150 atletas divididos entre as modalidades esportivas atualmente, número que tende a aumentar a partir da entrega do bloco esportivo.

O reitor Klaus Capelle reconhece o atraso, mas garante que as obras estão dentro do cronograma. “Essas duas quadras são o início da ocupação do Bloco E. Esperávamos por este momento há anos (a UFABC começou a ser construída em setembro de 2006). Priorizamos, obviamente, as salas de aula. Esperamos o quanto antes entregá-lo todo”, diz.

O Bloco E, nome técnico da ala esportiva, integra o projeto básico da instituição de Ensino Superior em Santo André, mas só começou a ser erguido em 2012, com previsão de entrega para julho de 2014. De acordo com o projeto, a edificação abrigará ginásio poliesportivo com arquibancada com capacidade para 580 lugares, piscina semi-olímpica de 25 metros com oito raias, piscina recreativa, duas quadras cobertas, vestiários, sanitários, além de almoxarifados, depósitos e estacionamento coberto. As obras são realizadas pela empresa Projeção Engenharia Paulista de Obras.

Com a expectativa de que o campus Santo André seja concluído até o fim do ano, completam-se seis anos de atraso nas obras. Até dezembro está prevista a entrega do bloco cultural (C) e da torre do relógio (F – mirante e reservatórios de água). O bloco cultural terá biblioteca, livraria, salas de estudo e leitura, teatro/auditório para 584 lugares e três salas de cinema.

Um dos desejos dos alunos é que o campus São Bernardo também conte com quadras poliesportivas. Segundo Capelle, o pedido será atendido ainda neste ano. “Vamos ter quadras lá também. Neste ano vamos começar com quadras provisórias ao lado do bloco das engenharias. É um projeto que foi elaborado em parceria com os alunos. A ideia é que seja uma obra mais rápida do que foi essa aqui”, destacou o reitor, que não soube precisar qual o prazo para a conclusão.

Escola preparatória aprova 25% dos alunos

Um a cada quatro estudantes que concluíram a EPUFABC (Escola Preparatória da UFABC) em 2015 foi aprovado no vestibular de instituições públicas de Ensino Superior. Dos 350 alunos que chegaram ao fim do cursinho gratuito, oferecido em Santo André e Mauá e voltado ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 131 conseguiram ingressar na faculdade, 90 deles em universidades estaduais ou federais.

Uma das jovens felizardas é Renata Silva Santos, 19 anos, aprovada no curso de Medicina da UFAL (Universidade Federal de Alagoas). A jovem moradora de São Bernardo descobriu a EPUFABC quando estava no 3º ano do Ensino Médio na Etec (Escola Técnica Lauro Gomes) e, após um ano frequentando as aulas na unidade de Santo André, alcançou um dos objetivos. “Uma das principais dificuldades foi ter de largar o emprego para estudar. Também tive de conhecer meus limites e descobrir maneiras de errar menos”, destaca a estudante, que pretende fazer mais um ano de cursinho para tentar alcançar o sonho de ser aprovada na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Para o coordenador da EPUFABC, professor Leonardo José Steil, os números são satisfatórios e trazem ainda mais credibilidade ao trabalho da instituição. “Tivemos 5.000 alunos inscritos neste ano para o processo seletivo e 600 candidatos a professores (estudantes da UFABC)”, destaca. Para este ano, a escola preparatória ofereceu 400 vagas em Santo André e 320 em Mauá e 90 discentes foram selecionados como orientadores.

Os números do ano passado são melhores dos que os registrados em 2014, quando 139 estudantes concluíram o cursinho, 76 foram aprovados no vestibular, sendo 57 em instituições públicas. “O ano de 2015 foi diferente, porque praticamente duplicamos a quantidade de vagas com o mesmo investimento e estrutura e tivemos um resultado bom”, afirma Steil. A EPUFABC existe desde 2010 em Santo André e desde 2013 em Mauá.

Embora o projeto de extensão tenha se consolidado e venha mostrando resultados, ainda há desafio a ser vencido: reduzir a taxa de evasão dos estudantes, hoje na casa dos 50%. “É um número alto. Mas temos alunos que trabalham, muitos fazem curso técnico, sem falar nos problemas financeiros e familiares. Temos pensado em algumas ações que podem ajudar, como parcerias com as prefeituras para que os nossos alunos tenham acesso ao passe escolar, como já ocorre em Mauá”, diz o coordenador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;