Cultura & Lazer Titulo Agenda
Arte plástica em dose dupla em São Caetano

Ricardo Amadasi e Helio Vinci disponibilizam
obras para exposição na Pinacoteca da cidade

Vanessa Ratti
Especial para o Diário
01/03/2016 | 07:02
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


 O Grande ABC abriga diversificada memória artística capaz de ocupar igual espaço mesmo não tendo, necessariamente, alguma ligação. Em prol da arte, dois nomes da região, que não se conhecem, dividem a Pinacoteca de São Caetano (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255) até 9 de abril. Com técnicas e linhas de pensamentos diferentes, a mostra, chamada Ricardo Amadasi e Diálogos – Helio Vinci, pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Sônia Xavier, presidente da Fundação Pró-Memória e uma das organizadoras da mostra, escolheu os dois artistas pela importância para a região. Ricardo Amadasi é morador de São Bernardo e Helio Vinci teve suas obras premiadas por aqui. “Nosso trabalho é conhecer os artistas locais, assim como o processo em que os trabalhos são feitos. Quem quiser saber mais sobre eles pode fazer pesquisa completa na Pinacoteca”, complementa.

Os que forem prestigiar a exposição vai degustar gravuras moldadas com incisão em resina, técnica desenvolvida por Amadasi. Também verá completo acervo de Helio Vinci, que coloca em mesma parede material atual, feito com pintura a guache e desenho, e suas primeiras gravuras, premiadas no 18º Salão de Arte Contemporânea de São Caetano, realizado em 1979.

Nas obras de Amadasi – que volta à Pinacoteca após 13 anos – é possível perceber a relevância dos direitos humanos e a luta por sociedade igualitária. “Uso a arte para sensibilizar as pessoas que o mundo pode ser melhor. Eu realmente acredito nisso”, conta o artista. Já Helio Vinci criou espécie de linha do tempo da sua trajetória. “Com o passar dos anos diversifiquei meu trabalho. Me considero corajoso por usar novas técnicas, coloco as mãos até inventar alguma coisa”, finaliza Vinci.

Ricardo Amadasi e Diálogos – Helio Vinci – Exposição. Na Pinacoteca de São Caetano – Av. Dr. Augusto de Toledo, 255. Até 9 de abril. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;