Internacional Titulo
Governo do Paquistão decreta toque de recolher ao redor de mesquita
Por Da AFP
04/07/2007 | 11:02
Compartilhar notícia


O governo paquistanês instaurou um toque de recolher nesta quarta-feira ao redor da Mesquita Vermelha de Islamabad, e o vice-ministro do Interior, Zafar Warriach, exigiu a rendição dos líderes do movimento que confrontam as autoridades do país no local.

"O toque de recolher foi imposto.Os que se renderem não sofrerão danos, mas se alguém sair (da mesquita) com armas, será recebido a bala", advertiu Warriach.

Segundo a imprensa paquistanesa, tropas foram enviadas à zona da mesquita, que teve sua eletricidade cortada e está cercada por centenas de paramilitares, policiais e soldados, apoiados por veículos blindados.

As autoridades haviam anunciado um ultimato que expirava às 11h00 locais (3h00 de Brasília) para a rendição dos líderes do templo. Depois prorrogaram o prazo por mais 90 minutos para dar tempo suficiente para as negociações.

Na manhã de hoje, um dos religiosos que dirigem a mesquita ofereceu uma rendição condicional. "Nós estamos dispostos a entregar as armas se tivermos garantias escritas de que não atacarão e não iniciarão uma operação. Eles dizem que nós não deveríamos falar da lei islâmica, mas nós somos reservados neste ponto", disse Abdul Rashid Ghazi.

Centenas de estudantes radicais islâmicos que estavam entrincheirados também se renderam nesta quarta-feira, mas quase mil pessoas permanecem dentro do templo. "Mais de 600 pessoas saíram até o momento e esperamos que outras as acompanhem", disse o secretário paquistanês da Informação, Anwar Mehmood.

Segundo Mehmood, "o presidente (Pervez) Musharraf anunciou o pagamento de 5 mil rupias (US$ 83) a cada pessoa que sair do local por vontade própria".

Vítimas - os enfrentamentos em torno da Mesquita Vermelha de Islamabad deixaram 16 mortos, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira, acrescentando que novos tiroteios ocorreram esta manhã entre estudantes islâmicos e a polícia.

"Recebemos um corpo esta manhã (quarta-feira), de uma vítima de 22 anos atingida por várias balas", disse um médico de um hospital da capital paquistanesa.

Outros três feridos morreram durante a noite, informou um oficial, que pediu para não ser identificado.

Três estudantes feridos deram entrada no Instituto de Ciências Médicas de Islamabad nesta manhã, segundo membros do serviço de emergência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;