Esportes Titulo
Nicolau Alayon e Javari podem ser tombados pela Prefeitura
12/03/2005 | 17:24
Compartilhar notícia


São Paulo poderá ganhar mais dois patrimônios históricos, ambos ligados ao futebol. O vereador Juscelino Gadelha, líder do PSDB na Câmara, pedirá na segunda-feira o tombamento dos estádios do Nacional e do Juventus. O requerimento será entregue no Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo e submetido ao conselho de preservação da cidade.

O vereador defende que o Nicolau Alayon e o Rodolfo Crespi estão relacionados à história da cidade e precisam sobreviver às empreitadas imobiliárias que levantam edifícios em toda São Paulo. “Temos de preservar os monumentos do futebol para não corrermos o risco de domingo vê-los transformados em galpões, estacionamentos e shoppings”, defende Gadelha.

Os dois estádios caminham para seus centenários, ambos recheados de história. Foi no estádio do Juventus que Pelé diz ter feito o gol mais bonito da carreira. O pedido de tombamento da Rua Javari tem a ver com a ligação de sua história com a da Mooca e à dos próprios italianos.

O Juventus foi fundado em abril de 1924. O estádio tem capacidade para 4.900 pessoas. E não tem mais iluminação. Os jogos na Rua Javari começam às 15 horas, para aproveitar a luz do dia.

O campo do Nacional é mais antigo. Data de 1919. O Nicolau Alayon foi fundado pelos ingleses da Companhia São Paulo/Railway, a estrada de ferro Santos-Jundiaí.

O único estádio tombado em São Paulo é o Pacaembu. Quando isso acontece, nenhuma obra pode ser feita no local sem autorização do Conselho de Preservação da Cidade. Gadelha deverá ter resposta em um mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;