Economia Titulo
PIB da Alemanha cresce 0,3% no 4º trimestre, como esperado
Por
12/02/2016 | 05:43
Compartilhar notícia


O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 0,3% no quarto trimestre de 2015 ante o terceiro e avançou 1,3% na comparação anual, de acordo com dados da Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país.

O avanço trimestral do PIB veio em linha com o esperado e repetiu o resultado do terceiro trimestre ante o segundo, mas o ganho anual ficou um pouco abaixo da previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, de 1,4%.

Segundo a Destatis, o comércio externo prejudicou o resultado do PIB, uma vez que as exportações caíram no último trimestre do ano passado em relação aos três meses anteriores, refletindo a fraca demanda da China, da Rússia e de outros grandes países em desenvolvimento.

O consumo doméstico, por outro lado, sustentou a maior economia da Europa nos últimos meses de 2015, destacou a Destatis. Os gastos das famílias voltaram a crescer, ainda que de forma moderada, em meio ao fortalecimento do mercado de trabalho e do avanço nos salários, enquanto a queda dos preços de energia a combustíveis impulsionou a renda disponível.

A Destatis também comentou que os gastos públicos na Alemanha subiram significativamente no último trimestre, à medida que o governo em Berlim se esforçou para acomodar o fluxo recorde de imigrantes que entraram no país. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;