Turismo Titulo
Um passeio pela saborosa rota do chá
Por Da AJB
10/03/2004 | 18:43
Compartilhar notícia


O chá, erva aromática que freqüentou o bule de cerimônias, histórias em quadrinho e até guerras, é uma boa pedida a qualquer hora para quem visita países enm que a infusão faz parte de sua história.. À inglesa, na linha chá-das-cinco, ou em versões menos ortodoxas, a liturgia da degustação mostra-se elegante e saborosa.

Antes de entrar no roteiro propriamente dito, um pouco de história. Já conhecida no século IV na China, a erva foi protagonista do The Boston Tea Party, decisivo episódio da guerra de independência dos EUA, no qual norte-americanos jogaram ao mar cargas de chá em protesto contra o alto imposto cobrado pelos ingleses.

Em 1662, Catarina de Bragança levou para a Inglaterra o hábito de tomar chá entre o almoço e o jantar. Daí para virar mania nacional foi um pulo. A cidade de Tiptree, a 24 km de Londres, é um bom ponto de partida para a rota da bebida na Inglaterra. Lá são fabricadas célebres geléias de frutas, complemento inseparável de um bom chá. Há quem o adoce colocando na xícara uma porção pequena de geléia. O cenário de Tiptree é igualmente saboroso. Entre pomares e vinhedos, há pequenas fábricas de potes de chá, todos feitos à mão.

No roteiro não pode faltar Norwich, cujo castelo medieval foi transformado recentemente em museu que abriga a maior coleção de peças para chá da Inglaterra. A cidade tem nos limites de sua antiga muralha mais de 30 igrejas, além do casario de época como o Dragon Hill, com mais de 500 anos e que fica na King Street, a mais antiga rua da cidade.

Elm Hill, considerada a rua mais bem conservada da cidade, exibe casario medieval recentemente restaurado. Essas antigas casas abrigam lojas e cafés, como o Briton’s Arms e o The Crypt.

Ainda em Norwich, outro monumento arquitetônico que chama a atenção é o hospital Gerat, construído em 1249 para abrigar os doentes e mais pobres. Já a catedral, a exemplo do palácio do bispo, fica dentro de um complexo cercado por extensa muralha. A próxima parada é a cidade costeira de Cromer, importante porto durante a Idade Média até o século XVIII, quando a ferrovia desbancou o transporte fluvial.

Aqui há tempo suficiente para sentar num dos cafés que estão ao longo da linha costeira e degustar um delicioso crab tea com um acentuado sabor adocicado e leves aromas de fruta.

Bircham é ponto obrigatório na rota do chá. Um moinho restaurado, com mais de 100 anos de vida, o único remanescente da região de Norfolk, abriga hoje um salão de chá, com vários tipos de chá e onde servem os mais deliciosos bolos e biscoitos. Tudo feito em casa. Para terminar o roteiro, um passeio pelas perfumadas plantações de lavanda de Norfolk, com direito a chá e biscoitos de lavanda.

Em Londres, o tradicionalíssimo chá-da-tarde, pode ser degustdo também num cruzeiro (www.citycruises.com) pelo Tâmisa. Diariamente saindo do píer Tower às 15h, o barco desliza suave pelo rio em direção ao Parlamento, à catedral de Saint Paul, à Torre de Londres e ao Shakespeare’s Globe. Mas a atração principal não são os monumentos, e sim o chá, em sua maioria vindo da China, que é servido no interior do barco. O hábito de tomar chá é tão importante para os ingleses que, anualmente, em Londres, elege-se o melhor chá-das-cinco. Este ano o vencedor foi o do hotel Four Season’s.

Além do sabor da bebida e da paz que envolve o ritual da degustação, encantam os figurantes de luxo que a acompanham: torradas e geléia; bolos diversos; petit-fours, biscoitos e deliciosas tortas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;