Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Moradores estão sem telefone e internet há mais de 1 mês

Situação é decorrente de falha no equipamento causada por contato com cabo de energia

Por Natália Scarabotto
Especial para o Diário
29/01/2016 | 07:00
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Moradores dos bairros Jardim Planteucal e Balneário Palmyra, em Ribeirão Pires, estão sem telefone e internet há mais de um mês. Situação é decorrente de falha no equipamento causada por contato com cabo de energia, de acordo com a Telefônica Vivo. Empresa afirma que os serviços foram restabelecidos na terça-feira, porém, moradores ainda enfrentam problemas.

Desde o dia 25 de dezembro, os aparelhos não funcionam na residência do engenheiro Sérgio Stugis, 60 anos, no Balneário Palmyra. Para tentar solucionar a situação, o cliente fez quase 20 ligações para a Ouvidoria da companhia de telecomunicação. “Eles não conseguem nem dar um prazo se quer. Já até mandaram uma mensagem dizendo que fecharam o processo (de reclamação) e minha mulher mandou reabrir. Não há transparência.”

Para não ficar na mão, ele precisou comprar um modem móvel de outra empresa como solução temporária, porque trabalha em casa e não pode deixar de atender os clientes. “Ainda assim, não é suficiente para enviar os arquivos. Eu pago a internet da Vivo porque preciso usá-la.”

Mesmo sem utilizar o serviço, cobrança no valor de R$ 80, referente ao mês de dezembro, chegou pelo correio. “Quando liguei lá para reclamar, cancelaram essa conta e disseram que vão mandar outra no valor de R$ 40. Quero ver o que eles estão me cobrando porque não vou pagar por uma coisa que não estou usando”, reclamou a mulher de Stugis, a administradora Rita de Cássia, 58. O casal também cogita entrar com processo para pedir ressarcimento pelo valor gasto com o modem.

Pagar por um serviço não utilizado também é preocupação do advogado, Gaspar Sortino, 58, morador do mesmo bairro. “O meu pagamento é débito em conta, então, já paguei. Mas vou ligar lá para que eles me devolvam o dinheiro. Se não, estou pagando sem usar.”

Sortino se revolta porque a situação é recorrente “Se a gente fosse contar todo o tempo que fica sem internet e paga, perderia as contas.” Ele entrou em contato inclusive com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), mas nada resolve o problema. “Está muito triste essa situação”, lamentou.

Para o advogado, o descaso acontece porque não há concorrência, visto que a Telefônica Vivo é a única empresa que atende Ribeirão Pires. “Como precisamos muito e não temos nenhuma outra opção na cidade, ficamos nas mãos deles. É monopólio”

No bairro Jardim Planteucal acontece o mesmo. O pedreiro Gerson Alves de Moura, 61, está insatisfeito com o serviço. “O telefone fica com ''chiado'', a internet cai toda hora. A gente tem só para dizer que tem, porque não consegue usar.”

Moradores acreditam que o problema acontece por causa da condição da caixa de distribuição, instalada na Rodovia Índio Tibiriçá, que atende ambos os bairros. “Já conversei com os funcionários e eles falam que a caixa está velha, os cabos se corroem sozinhos. Também está muito cheia, não tem espaço para instalar mais nenhuma linha ali”, contou Sturgis.

Em nota, a Telefônica Vivo afirmou que “o serviço de telefonia fixa está normalizado nos bairros Palmyra e Jardim Planteucal desde as 10h15 desta terça-feira”. Também informou que problema foi resolvido no menor prazo possível, assim que a concessionária de energia elétrica local retirou os cabos que causaram o transtorno.

Sobre as cobranças, a empresa ressaltou que “todos os clientes afetados serão ressarcidos por meio de crédito em conta telefônica com o valor da assinatura proporcional ao período em que o serviço apresentou problema”. Clientes podem entrar em contato pela Central de Atendimento 10315, que funciona 24 horas, 7 dias por semana. 




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