Setecidades Titulo
Catedral do Carmo realiza missa para fiéis em horário de almoço
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
14/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O grande número de fiéis que freqüentam a Catedral do Carmo, no Centro de Santo André entre 11h e 13h fez com que o bispo da Diocese, dom Nelson Westrupp, inaugurasse um novo horário de celebração na igreja. Desde o dia 1º de outubro, de segunda à sexta-feira, às 12h, é realizada uma missa.

Segundo o padre Décio Rocco Gruppi, pároco da Catedral, o novo horário de missa na Catedral começou porque muitos fiéis procuravam a igreja no horário de almoço. "Tínhamos a oração ao meio-dia. Percebemos que muitos trabalhadores vinham para a igreja neste horário. Foi a forma que encontramos de levar a eucaristia para esse povo. A missa é rápida, não passa de 30 minutos", disse.

A maioria dos freqüentadores são trabalhadores da região central da cidade e aproveitam o horário de almoço para rezar. "É maravilhoso ter essa missa", disse a recepcionista Sueli do Nascimento Ferreira, 49 anos. "Muitas vezes não tenho tempo de ir à igreja nos fins de semana."

Toda quarta-feira ela e as amigas Andréia Fernandes, 28, e Regiane Tavares, 39, que trabalham em uma clínica médica no bairro Jardim, participam da missa. "É um momento de paz que reservo para mim", disse Andréia. "Aproveitamos para rezar e fazer caminhada", justificou Regiane.

Mas não são só trabalhadores do Centro de Santo André que aproveitam o horário do almoço para rezar. Sempre que pode, o conferente Moisés Gomes das Neves, 43, deixa a empresa onde presta serviço, no bairro Casa Branca, e vai até a igreja. "Tenho mais de uma hora de almoço, por isso aproveito para vir assistir à missa."

Escala - Os padres que celebram as missas seguem uma escala feita pelo próprio bispo. Praticamente todos os sacerdotes da Diocese de Santo André, que inclui as sete cidades da região, são nomeados para a celebração. Na última quarta-feira, o padre Macalanga, do Congo, que está responsável pela igreja São João Batista, de Mauá, foi quem realizou a missa. "Temos 150 padres na Diocese. Destes, 45 se propuseram a rezar a missa do meio-dia", disse padre Décio.

Os ministros que auxiliam os padres durante a celebração também seguem uma escala estabelecida pela Catedral. "Somos em 26. Cada um é convocado para vir um dia da semana. Assim, demora quase um mês para sermos escalados novamente", explicou a ministra Mari Catarina Nalesso Vieira, 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;