Memória Titulo Memória
Quinta aula: ao som do gramofone do João Piranga

No Brasil, a Casa Edison iniciou a fabricação de gramofones em 1910...

Por Ademir Medici
16/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“No Brasil, a Casa Edison iniciou a fabricação de gramofones em 1910, no Rio de Janeiro. Na verdade, os aparelhos eram apenas montados aqui, sendo certo que seus motores e diafragmas vinham da Alemanha, da França ou dos Estados Unidos.

Nos aparelhos brasileiros, a corda era suficiente para tocar apenas um disco e os mais comuns tinham sua corneta em forma de flor, o controle de velocidade na frente e um freio na plataforma superior, do lado direito.”

Cf. Centro da Memória da Eletricidade no Brasil.

Finalmente, uma boa nova: dona Guiomar, enteada do senhor João Gava, recebeu telefonema do Centro de Memória de Diadema convidando o nosso amigo de 102 anos a participar de uma entrevista. João Gava ficou todo feliz e, já adiantou, aceitará com prazer o convite, sem ressentimentos.

Assim, esta história começa a ter um final que a todos agradará. Sem dúvida, a memória de Diadema sairá mais fortalecida.

O encanto da música

Depoimento: João Gava

João Piranga, que nos abrigou em sua casa quando nosso rancho pegou fogo, tinha um gramofone. Vi o gramofone tocar. Lembro que a corda estava quebrada, então alguém virava com o dedo e o aparelho ficava tocando. Caipira, eu ficava admirado ouvindo a música. Nunca tinha visto aquilo.

Amanhã em Memória

A sexta aula do Sr. João Gava: uva e vinho

Folhas em notícia

Primeiro foi a Folha da Noite (1921). Nasce depois a Folha da Manhã (1925). E em 1960, a Folha da Tarde. A junção dos vários títulos faz nascer a Folha de S. Paulo, mesmo que a FT tivesse corrido com pernas próprias por alguns anos mais.

Há 85 anos, anúncios publicados no Estadão indicavam o nascimento – ou renascimento – da Folha da Manhã e da Folha da Noite: ambas sob nova direção, a primeira programada para circular num dia 15 de janeiro como ontem e a segunda, no dia 20, cinco dias depois no ano de 1931.

As primeiras Folhas eram impressas nas oficinas de quem? Do Estadão, então localizadas na Rua 25 de Março. Os dois, hoje, os principais jornais de São Paulo, concorrentes entre si, com trilhas e histórias próprias. Mas no começo...

Um segundo anúncio descoberto no Estadão de 1931 é mais curioso ainda. As Folhas aceitavam café em troca de assinaturas dos seus jornais. São Paulo se industrializava e se urbanizava, mas a lavoura tinha um peso dos mais significativos na economia, a paulista e a brasileira.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 16 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6033

Manchete – Sindicatos desaprovam greve da CUT. Comércio e bancos não param no Dia do Trabalho. O feriado foi antecipado para 28 de abril.

Meio Ambiente – Processadas as 24 empresas que compõem o Polo Petroquímico de Cubatão. Motivo: poluição.

Tempo – Sol, calor, seca e piscina. O verão prossegue e registra altas temperaturas.

Santo André – Serviços de táxi voltam à normalidade: saiu a nova tabela de preços.

Em 16 de janeiro de...

1726 – As povoações paulistas de Ubatuba e Parati são anexadas à Capitania do Rio de Janeiro.

1911 – São Paulo tem um novo prefeito: Raymundo da Silva Duprat.

1916 – amistoso de futebol: Imparcial FC, da Capital, 3, Serrano, do Alto da Serra, 0; entre os segundos quadros, 1 a 1.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Cruzador austríaco afundado no Adriático por um submarino francês’.

1931 – Fundado, em São Paulo, o Sanatorinhos, Ação Comunitária de Saúde, instituição com sede no Ipiranga que cuida de doentes pobres ou indigentes.

1996 – Morre, em Franca, o historiador Wanderley dos Santos, um dos principais estudiosos da história do Grande ABC e que deixou uma obra clássica: Antecedentes Históricos do ABC Paulista, de 1992.

Santos do Dia

- São Marcelo I. Foi o 30º papa da Igreja, assumindo no ano 308. Um período conturbado, em que o imperador Diocleciano decretou uma feroz perseguição aos cristãos, condenando milhares a morte. Marcelo foi preso e obrigado a trabalhar na sua igreja, transformada em estábulo. Morreu em consequência dos maus-tratos recebidos, no dia 16 de janeiro de 309.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Priscila

- Berardo

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

- Vinte e quatro horas por dia no ar, com programas especiais aos fins de semana:

- Rádio Vitrola, sábados, 22h, com reprise aos domingos, 7h.

- Clássicos Sertanejos, domingos, 6h.

- Momento Jovem Guarda – domingos, 10h, com reprise às 22h.

- Ao Som de um Bolero – domingos, 11h

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Notícias das instituições sociais e assistenciais do Grande ABC, num trabalho inédito no rádio paulista. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Carnaval da melhor qualidade, com grandes intérpretes e depoimentos, como explica o produtor e apresentador, jornalista Milton Parron:

- Teremos, nesta audição, entre outros, os seguintes intérpretes com sambas e marchinhas que marcaram época: Francisco Alves, Francisco Carlos, Anjos do Inferno, Zé e Zilda, Carmem Costa, Mário Reis e Almirante.

Também estarão presentes, contando histórias sobre o Carnaval e suas músicas, em especial, a própria Carmem Costa, Francisco Carlos, Pedro Caetano e os oficiais de alta patente do Exército Klécius Caldas e Jota Júnior (Joaquim Candeias Júnior) dupla que tem algumas dezenas de músicas gravadas e regravadas por muitos intérpretes e sempre com grande sucesso. n Trata-se de uma série sobre Carnaval extremamente pesquisada e ricamente documentada. Espero que gostem.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;