Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Começou o ano com entrevista de emprego?
Por Cíntia Bortotto
11/01/2016 | 07:29
Compartilhar notícia


Num cenário como o que estamos vivendo, de retração de empregos, conseguir oportunidade de entrevista logo no comecinho do ano pode ser sua grande chance. Portanto, prepare-se! Tenha clareza em seu entendimento da vaga para a qual está concorrendo. O anúncio por si só já dá várias dicas sobre os aspectos que mais devem ser ressaltados na entrevista. Quando uma pessoa da empresa desenha o perfil da vaga, ela já pensa nas atividades que o futuro contratado terá de desempenhar e quais os pré-requisitos ele deve ter (formação, idiomas, etc). Assim, falar que você possui o que a vaga pede e mostrar o que tem de conhecimento e experiência para as atividades citadas no anúncio é de extrema importância.

Atenção, revise seu currículo mantendo sempre o foco nos resultados. O que mais interessa ao entrevistador é checar suas competências e efeitos do seu trabalho, de tal forma que ele pergunta, e quer saber, sobre quais foram os ganhos que as empresas pelas quais você passou tiveram. Então, quanto mais conseguir quantificar e transformar em números seus feitos, melhor será.

Outra coisa, pesquise e investigue sobre a empresa para a qual tem interesse em trabalhar. Entre no site, tente entender a cultura da companhia, para que possam ser feitas perguntas pertinentes e inteligentes. Isso pode ajudar muito em seu desempenho na entrevista.

Suas roupas numa entrevista de emprego devem ser sempre discretas e limpas. Calça escura para não chamar atenção, blusa sem decotes para as mulheres e camisas devidamente abotoadas para os homens são boas pedidas. Bijuterias em excesso também devem ser evitadas. Os cabelos devem estar bem penteados e cortados; para as mulheres, se o cabelo for mais armado, sugiro que prenda, mesmo que parcialmente, pois assim você não deixa o seu conteúdo concorrer com o seu cabelo pela atenção do entrevistador. A maquiagem deve ser discreta. Batom leve e blush suave, lápis e rímel são permitidos.

A entrevista serve sempre para se dizer a verdade. Enfoque sua experiência profissional e competências. É importante contar um pouco da estrutura familiar, dos planos, pois, dependendo da época e da demanda do novo trabalho, pode haver incompatibilidades que devem ser tratadas durante o processo seletivo.

Comente seu histórico profissional, tente manter a cronologia, assim fica mais fácil o entendimento do entrevistador. Reforce, sempre que possível, projetos de sucesso e grandes feitos. Cite números, assim a dimensão não fica subjetiva. Conte sobre o que você fez para demonstrar suas competências, sempre referindo a situação, sua ação e os resultados atingidos.

Reforce sua formação, idiomas, se você faz algum trabalho social. Dê os méritos o ajudou, não fale que foi tudo você quem fez, é impossível trabalhar sozinho; reconhecer que os outros ajudaram e atribuir créditos a quem de direito mostra que você sabe trabalhar com outras pessoas.

Conforme a conversa fluir, tudo ficará melhor. Seja sempre formal e firme. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;