Setecidades Titulo
Governo vai construir 868 apartamentos no ABC
Por Maurício Klai
Do Diário do Grande ABC
21/11/2001 | 00:06
Compartilhar notícia


   A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai construir 868 unidades habitacionais em São Bernardo dentro de um ano e meio. O anúncio foi feito nesta terça pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no gabinete do prefeito de São Bernardo, Maurício Soares (PSDB), durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do piscinão da Mercedes-Benz, na Vila Paulicéia.

Alckmin também tomou posse como presidente do Conselho Deliberativo da Câmara Regional do ABC em cerimônia que contou com a presença de quase todo o secretariado estadual, os sete prefeitos, deputados estaduais, vereadores e secretários municipais.

“O governo vai adquirir as áreas por meio da CDHU e em seguida daremos início à construção dos apartamentos”, afirmou Alckmin após assinar o decreto. Segundo o secretário de Estado da Habitação, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, a localização das áreas será conhecida em breve por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, quando a CDHU já espera iniciar o cadastramento das famílias para o posterior sorteio das unidades. “As áreas começarão a ser adquiridas no 1º trimestre de 2002. A previsão é entregar alguns apartamentos dentro de um ano e meio”, afirmou. Para evitar a especulação imobiliária, o secretário não quis revelar nesta terça a localização das sete áreas.

Segundo Maurício, a construção do reservatório – uma parceria entre os poderes públicos estadual, municipal e a montadora – propiciará à Mercedez construir nova fábrica de motores na unidade.

Diadema – Antes de ir ao Paço Municipal, Alckmin ainda assinou a ordem de serviço para a construção do piscinão no Jardim Piraporinha, às margens do Ribeirão dos Couros. “O dinheiro para a construção veio de vocês, porque é público”, disse Alckmin a uma platéia de cerca de 200 pessoas, entre secretários municipais e estaduais, deputados, vereadores e moradores dos bairros Jordanópolis (São Bernardo) e Núcleo Habitacional Naval, os maiores beneficiados pelo piscinão de 140 mil m³. Orçado em R$ 5,4 milhões, o reservatório terá seu início gradual dentro de 10 meses, segundo o governador.

Em seu discurso, o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT), criticou o ex-governador e deputado federal Luiz Antonio Fleury Filho (PTB). “Dia 20 será lembrado, além da consciência negra, de Zumbi dos Palmares, pela presença do governador. O sr. pode ter trabalho com alguns partidos que não são de sua base, mas sabe o quanto essa disputa é saudável”, afirmou. “O sr. não fez como o antecessor de Covas (Fleury), que deixou Diadema no escuro em 1994, quando ele iluminou o corredor de trólebus até a divisa da cidade com o Jabaquara e por questões políticas não incluiu nossa cidade”.

O deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB) afirmou que a construção de piscinões na região, a inauguração do Hospital Regional de Clínicas em Santo André, põem fim ao argumento de que o Grande ABC era esquecido pelos governadores. “Muitos alegavam que a região é rica. Desconhecem a realidade de que vivemos no epicentro de uma crise, agora mundial.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;