Setecidades Titulo Educação
Alunos destacam papel de cada um para superar crise
Nelson Donato
especial para o Diário
11/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Para construir uma sociedade melhor, cada indivíduo deve se conscientizar da relevância do seu papel na comunidade na qual está inserido. Em tempos de crise, além do trabalho governamental, a população deve se empenhar para superar os momentos de dificuldade. Durante a realização da prova da nona edição do Desafio de Redação do Diário, os alunos da EE Diplomata Sérgio Vieira de Melo, no bairro Alvarenga, em São Bernardo, dissertaram sobre a importância que cada pessoa tem para a economia de água.

 

A estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Bruna Silva Santos, 12 anos, conta que antes de saber mais sobre a estiagem, sua família não poupava. “Quando aprendi na escola, levei meus conhecimentos para casa.” Para ela, o concurso literário, que tem como tema Torneira Aberta é a Gota D’Água. Chega de Desperdício!, poderá mudar pontos de vista. “Se as pessoas lerem as redações, talvez reflitam e tomem consciência de que se cada um fizer o seu papel, não haverá seca.”

 

Também aluna do 8º ano, Gabriela Araújo Bandeira, 13, revela que construiu texto argumentativo que apresenta ponderações sobre a responsabilidade de cada um. “As pessoas precisam entender que todos devem fazer sua parte. Creio que este assunto vai ser aproveitado e aplicado no cotidiano das famílias.”

 

Além de abordar tema atual, o Desafio de Redação, proporciona aos alunos a oportunidade de terem seus textos publicados, além de diversos prêmios. Tais incentivos são ressaltados pela professora de Língua Portuguesa Sandra Ferreira de Oliveira. “É muito importante elevar a autoestima dos alunos. O Diário está de parabéns por valorizar o trabalho deles.”

 

A crise hídrica foi abordada em outros trabalhos da escola, conforme explica a coordenadora Ieda Maria Serpeloni. “Desenvolvemos o Projeto Água, com diversas atividades voltadas à economia. Uma das turmas ficou encarregada de achar vazamentos na escola e nos ajudou muito.”

 

Segundo Ieda, é importante que os estudantes treinem para provas nacionais e vestibulares. “Os alunos escrevem cada vez menos. Eles precisam treinar para concursos que exigem redação.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;