Internacional Titulo
OMS organiza campanha para erradicar lepra
Do Diário do Grande ABC
15/11/1999 | 13:25
Compartilhar notícia


A Organizaçao Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, a criaçao de uma Aliança mundial destinada a erradicar a lepra até 2005 nos doze países do mundo mais afetados pela doença - 90% dos casos -, entre os quais se encontra o Brasil.

Além da OMS, participam da operaçao mundial contra a lepra os governos dos doze países envolvidos (Angola, Birmânia, Brasil, Guiné, India, Indonésia, Madagascar, Moçambique, Nepal, Níger, República Centro-Africana e República Democrática do Congo), a Nippon Foundation, a Federaçao Internacional de Associaçoes contra a Lepra (Ilep, que agrupa 19 Ongs) e o grupo farmacêutico suíço Novartis.

A India presidirá a Aliança Mundial contra a lepra durante o ano 2000.

Esta operaçao tem por objetivo o diagnóstico precoce e o tratamento de 2,5 a 2,8 milhoes de doentes até 2005, o que permitiria chegar a uma taxa de incidência de um caso por 10 mil, o que define o limiar da erradicaçao.

Nos últimos quinze anos, dez milhoes de leprosos foram tratados e curados, mas em 1998 se detectaram 804 mil novos casos.

A lepra continua sendo um problema de saúde pública em 24 países, mas 12 vao alcançar o objetivo de erradicaçao em 2000: Camaroes, Congo, Costa do Marfim, Chade, Etiópia, Gabao, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Papúa-Nova Guiné, Paraguai e Serra Leoa.

Cem milhoes de dólares em seis anos serao necessários para a campanha mundial contra a lepra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;