Política Titulo Rejeitada
Justiça nega liminar para CPI do Imasf

Vara da Fazenda Pública de S.Bernardo rejeita pedido do oposicionista Pery Cartola, que vai recorrer

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
28/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A 1ª Vara da Fazenda Pública de São Bernardo rejeitou ontem o pedido de liminar para instauração imediata da CPI do Imasf (Instituto Municipal de Assistência Social à Saúde do Funcionalismo), protocolado pelo vereador Pery Cartola (SD).

A petição, expedida pelo juiz José Carlos de França Carvalho Neto, detalha ver relevância do fundamento apresentado pelo parlamentar, considerando o artigo 58° da Constituição, que faz prevalecer direito das minorias. Entretanto, indefere o pedido sob a justificativa de o item não ter passado pelos trâmites do Legislativo. O mérito da causa proposta, porém, segue sob análise da Corte. Na prática, a CPI pode ser instalada por meios judiciais.

Pery, que é oposição ao governo do prefeito Luiz Marinho (PT), havia impetrado ação na quarta-feira para garantir investigação da autarquia, que é coordenada por Valdir Miraglia e que nos últimos meses expôs problemas de ordem financeira, além de descredeciamentos de hospitais e profissionais da Saúde sem prévio aviso. O Imasf é o responsável pelo gerenciamento da assistência médica dos servidores públicos.

No dia 12, o parlamentar conseguiu aprovação de pedido de instalação de CPI, após conquistar a adesão de dez parlamentares. O documento foi oficializado, mas ainda não entrou em discussão na Casa. Para ser apreciado em urgência, o oposicionista precisaria do apoio de 15 dos 28 vereadores, o que não conseguiu até o momento. A base de sustentação de Marinho é composta por 20 vereadores e a sinalização é por congelamento da apuração.

A despeito do revés na Justiça, Pery esclareceu que vai recorrer da decisão, destacando levar caso a outras instâncias jurídicas. “O corpo jurídico que está me auxiliando deve preparar agravo de instrumento (recurso em efeito de apelação) entre segunda e terça-feira. Estamos estudando levar o processo para o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). O que eu não vou fazer é desistir. A apuração precisa ocorrer o quanto antes, uma vez que a situação do Imasf é alarmante”, pontuou o oposicionista.

O ingresso de Pery na Justiça buscava repetir ação exitosa da bancada de oposição em Santo André, ocorrida em 2012. Na época, o Legislativo andreense autorizou CPI do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para apurar denúncias de cobrança de propina para liberação de licenças ambientais dentro da autarquia durante o governo Aidan Ravin (PSB), a pedido da bancada do PT, que liderava a oposição na Câmara. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;