Setecidades Titulo São Bernardo
Pacientes sofrem sem bebedouros em São Bernardo

Equipamentos do Centro de Especialidades Rudge
Ramos passam por manutenção há duas semanas

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O mínimo de conforto que se pode oferecer a um paciente que espera por atendimento médico é água para beber, ainda mais com o tempo extremamente seco, como o observado neste inverno. No entanto, as centenas de pessoas que aguardam passar por consulta no Centro Regional de Especialidades Rudge Ramos, em São Bernardo, têm ficado com sede, ou precisam sair do local para comprar água, já que os bebedouros quebraram há pelo menos 90 dias, segundo os pacientes.

“Já faz uns três meses que estou vindo aqui e não tem bebedouro. Acho uma falta de respeito, pois temos de ficar esperando ser chamados e não há nem uma água para tomar. Minha consulta, por exemplo, estava marcada para as 13h, mas a atendente falou que eu poderia dar uma volta, que vai levar uma hora para chamar”, falou a mulher, que já aguardava por duas horas.

“Se a pessoa está com alguém, pode pedir ao acompanhante para ir comprar uma água, mas se está sozinha, não pode sair, tem que ficar com sede mesmo”, disse a dona de casa Nair Vital de Oliveira, 52 anos.

Na padaria próxima à unidade, o funcionário confirmou que muitos pacientes vão ao estabelecimento comprar a bebida, reclamando da falta de bebedouros.

A dona de casa Vera Lucia Waldenmeier Prasse, 56, contou que até os especialistas têm recorrido ao comércio. “Vi médico saindo do consultório para ir até a padaria comprar água. Para um senhor que precisava de água para tomar um remédio, a atendente disse que dois bebedouros estavam em manutenção e que a culpa seria dos pacientes que quebram os equipamentos.”

Funcionários do local revelam que a Prefeitura encaminha dez galões de água por mês para uso dos trabalhadores, mas que o volume é insuficiente. “Chegamos a usar dois galões (com vinte litros cada) por dia”, diz uma das auxiliares de limpeza.

Ainda segundo a funcionária, os dois bebedouros só foram levados para conserto há duas semanas. “O pessoal tem reclamado bastante por não ter água para beber”, relatou.

De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o Centro de Especialidades possui três bebedouros. “Dois deles (o da recepção e o do primeiro andar) precisaram de conserto – um por motivo de vazamento e o outro por apresentar baixa pressão da água. Ambos serão reinstalados no início da próxima semana”, prometeu, em nota.

A Pasta informou ainda, que há um bebedouro em funcionamento na unidade, localizado na área de fisioterapia. No entanto, conforme relataram os próprios funcionários, o equipamento apresenta defeito, tendo em vista a pouca água que sai. “É o mesmo que se não tivesse”, destaca a auxiliar de limpeza.

Na tarde de ontem, ao ser indagada pela equipe do Diário sobre onde poderia tomar água, a recepcionista do equipamento disse apenas que os bebedouros estavam quebrados e ainda estavam no conserto. Ela sequer citou a existência de um terceiro ponto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;