Cena Política Titulo
Mais um round entre Gilberto e Tunico

O vereador Gilberto França, de São Bernardo, não esconde de ninguém a intenção de comandar o PMDB na cidade

Por Do Diário do Grande ABC
15/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador Gilberto França, de São Bernardo, não esconde de ninguém a intenção de comandar o PMDB na cidade. Eleição interna para definir o presidente e a executiva será amanhã. Vai ser mais uma batalha contra o ex-parlamentar e atual secretário de Relações Internacionais, Tunico Vieira, que visa manter seu aliado Vanderlei Jueli à frente da legenda. Será mais um embate entre os dois, que quase nunca entram em consenso, apesar de se respeitarem. A relação conturbada entre os dois vem desde, pelo menos, 2008, quando disputaram vaga na Câmara. Na ocasião, Gilberto se elegeu pela primeira vez, com 3.071 votos e Tunico, mais experiente na vida pública, conquistou outro mandato, com 4.152 sufrágios. Apesar de estarem na mesma trincheira política, os debates partidários sempre mostraram desavenças. Em 2010, participaram de outra eleição juntos. Disputaram o mesmo cargo, de deputado estadual, ao invés de um apoiar o outro. Tunico obteve 9.885 apoios e Gilberto, 14.230 adesões. Àquela altura, bastava vencer o correligionário para satisfação pessoal. Garantir cadeira na Assembleia era só um detalhe. Agora protagonizam mais um round dessa batalha. Quem sairá vencedor? A apuração das urnas amanhã vai responder. Mas talvez os dois sejam derrotados, como em 2010.

Relâmpago
Vereador governista de Diadema, Reinaldo Meira (sem partido) protocolou indicação para que o prefeito Lauro Michels (PV) reduza de 17 para nove o número de secretarias, a fim de diminuir os gastos públicos. Foi uma forma de mostrar que está rebelado com o governo. Mas quando foi começar a sessão, ele conversou com líderes do PSB, para possivelmente ingressar no partido. Os socialistas estão perto de firmar aliança com o verde. Após o diálogo, Reinaldo correu para retirar a indicação, dizendo que o estudo tem de ser mais bem elaborado. Que crise relâmpago de consciência foi essa, vereador?

Emenda polêmica
O vereador de Mauá Manoel Lopes (DEM) acusa Wagner Rubinelli (PT) de tomar posse de sua emenda, que prevê a retirada da palavra “gênero” do Plano Municipal de Educação. A propositura do democrata estava pronta e seria apresentada quando o projeto fosse a plenário para ser votado. Ele afirma que o petista descobriu e, como faz parte da Comissão de Educação da Casa, protocolou a sugestão já nas discussões do grupo. Rubinelli nega a apropriação da ideia. Estão trocando farpas até agora por causa disso.

Aperte o REC
Jair Meneguelli não gostou da nota publicada nesta coluna na quarta-feira, que revelou bastidores do PT de São Caetano. Entrou em contato com este colunista para reclamar. Mas não quis se estender muito. Disse que retornaria a ligação na segunda-feira, quando poderia gravar a conversa com aparelhos disponíveis no diretório do partido. Prepare mesmo a parafernália, porque tem muito militante e lideranças petistas de outras cidades querendo explicação sobre o que está acontecendo na legenda. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;