Internacional Titulo
Merkel deve falar sobre o aquecimento global com Bush
Por Da AFP
20/12/2006 | 14:37
Compartilhar notícia


A chanceler alemã Angela Merkel pressionará o presidente americano, George W. Bush, sobre a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa durante as conversações, no próximo mês, em Washington, depois que Berlim assumir a presidência do G8 e da União Européia.

"É claro que devemos e iremos falar com os americanos sobre o fato de que eles também deveriam se comprometer a reduzir (as emissões de) dióxido de carbono", disse Merkel, segundo uma cópia antecipada de uma entrevista ao mensal político Cicero, publicado nesta quarta-feira.

"Trata-se de um problema difícil de lidar", acrescentou.

Durante o encontro com Bush, Merkel disse que pretende apresentar seus planos para a presidência de um ano à frente do grupo dos oito países mais industrializados - Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Rússia - e o de seis meses no comando da União Européia, que terá 27 membros a partir de 1º de janeiro de 2007.

Berlim assumirá as duas presidências no início do ano que vem.

Merkel, que foi ministra do meio ambiente durante o governo do ex-chanceler Helmut Kohl, disse que embora Washington tenha deixado de ratificar o protocolo de Kyoto para redução de gases de efeito estufa, "uma grande reflexão" sobre a mudança climática começou nos Estados Unidos, bem como um sério debate sobre o uso de energias renováveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;