Política Titulo 'Traição'
Nomeação de Hitoshi por Marinho racha G-9

Vereadores independentes em S.Bernardo consideram traição indicação à Pasta de Desenvolvimento

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
28/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Três meses depois de sua criação, o G-9 de São Bernardo – grupo de vereadores independentes – está próximo de se dissipar. O motivo foi a confirmação de posse de Hitoshi Hyodo (PTB) como secretário de Desenvolvimento Econômico, em cerimônia que será realizada na quinta-feira.
Integrantes desta ala entendem que a indicação ao primeiro escalão do governo Luiz Marinho (PT) teve digitais do vereador Mauro Miaguti (DEM), do G-9. O democrata nega relação no convite a Hitoshi.

O bloco, que foi criado após embate com a bancada do PT na Câmara, havia determinado internamente que não aceitaria nenhum cargo no governo ou faria indicação de nomes. Alguns foram sondados pelo prefeito, mas afastaram a possibilidade.

Há cerca de um mês, o ingresso de Hitoshi na administração petista começou a ganhar força, principalmente após recusa de Miaguti, alegando que conversa somente ocorreria em bloco. Marinho visava aproximar governo do setor empresarial – Hitoshi é diretor-titular do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) municipal e tem Miaguti como vice.

Em conversas paralelas, parte da ala fala em traição por parte do democrata, uma vez que foi cotado para ser ocupar a vaga de vice em projeto de candidatura própria ao Paço do G-9 – a chapa seria liderada por Rafael Demarchi (PSD).

Internamente, vereadores dizem que Miaguti deixa o leque de opções completamente aberto sobre seu futuro eleitoral – poderia seguir Hitoshi e apoiar o candidato de Marinho ou caminhar com a oposição, principalmente na candidatura do deputado estadual Orlando Morando (PSDB).

Representantes do G-9 que assistem a distância ao embate após a nomeação de Hitoshi desdenham da unidade do bloco depois desse episódio. Diminui-se, então, chance de lançamento de quarta via consolidada em São Bernardo.

“(A indicação de Hitoshi) É demanda antiga com o Ciesp, desde que Marinho assumiu o segundo mandato”, garantiu Miaguti, afirmando não ter relação da troca do sindicalista Jefferson José da Conceição para o presidente da entidade municipal.


PANORAMA
Com a escolha de Hitoshi, o próximo passo é saber o futuro eleitoral do dirigente do Ciesp. Ele atualmente é presidente do PTB, mas a sigla vai trocar de comando no dia 3, quando o ex-vereador Admir Ferro, com aval do presidente estadual Campos Machado, assumirá oficialmente a liderança do diretório petebista na cidade.

Ferro chega ao PTB para levar o partido para o lado de Alex Manente (PPS), deputado federal que deve buscar candidatura a prefeito em 2016. O ex-vereador, inclusive, declarou que pode reeditar chapa de 2012, quando ele foi vice de Alex. À ocasião, a derrota para Marinho veio no primeiro turno. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;