Setecidades Titulo Saúde
São Caetano amplia atendimento de seis UBSs até as 23h

Unidades ficam em bairros mais adensados e terão horário estendido aos poucos, com prazo para conclusão até o fim deste ano

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de São Caetano ampliará o Programa Terceiro Turno, que estende o horário de fechamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) até as 23h, para outros cinco dos dez equipamentos existentes até dezembro. A UBS Nair Spina Benedicts, no bairro Oswaldo Cruz, foi a primeira da cidade a participar da ação e oferece clínico geral e pediatra após o período padrão de funcionamento – 7h às 17h – desde segunda-feira.

Em visita à unidade pioneira a participar do programa na noite de ontem, o coordenador médico do projeto, Roberto Rodrigues Junior, destacou que, provavelmente, a próxima UBS beneficiada será a do bairro Olímpico – Caterina Dall’Anese (Rua Prates, 430). Isso porque, segundo ele, o critério utilizado tem sido a densidade demográfica do bairro.

O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) afirma que a intenção do Programa Terceiro Tempo é beneficiar a população que trabalha ou estuda em horário comercial e, com isso, acaba deixando a saúde de lado. “A ideia é atender pequenas ocorrências sem necessidade de agendamento, mas também temos estrutura para primeiro atendimento de risco, além de ambulância para transferência de pacientes graves.”

Conforme o prefeito, o primeiro dia de funcionamento de horário estendido contabilizou 39 atendimentos. Ontem, até as 20h, pelo menos 50 pacientes já haviam passado por consulta. Um deles foi a cabeleireira Ivonete de Barros Santana, 50 anos, moradora do bairro Boa Vista. Do momento da chegada na UBS até ser chamada pelo clínico geral, se passaram 35 minutos. “Até que foi rápido. É positivo esse horário porque trabalho por conta e assim não preciso perder o dia para ir ao médico.”

Já a cuidadora Meire Costa de Andrade Soares, 45, comemora o fato de não precisar esperar um mês até a consulta agendada ou “amargar longas esperas nos pronto atendimentos”. “Um dos objetivos do programa é justamente desafogar o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e o Complexo Hospitalar Maria Braido”, explica o coordenador médico do projeto.

Além de um médico pediatra e um clínico geral, a equipe do Terceiro Tempo conta ainda com enfermeiro, técnico de enfermagem, farmácia satélite, recepcionista, segurança e auxiliar de limpeza. Uma das metas, segundo o prefeito, é incluir ainda atendimento odontológico na UBS Nair Spina Benedicts nos próximos dias.

Para passar por consulta, é necessária a apresentação do Cid Card, criado para moradores de São Caetano. Vale lembrar que no período diurno, o atendimento segue apenas por agendamento.

Na cidade, oito UBSs funcionam das 7h às 17h e a UBS Amélia Richard Locatelli, no bairro Santa Maria, fica aberta até as 21h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;