Setecidades Titulo
Briga entre alunos suspende aulas em Sto.André
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
06/10/2005 | 08:39
Compartilhar notícia


Por causa de uma briga generalizada ocorrida quarta-feira entre alunos da Escola Estadual Fioravante Zampol, localizada na Vila Linda, em Santo André, a direção da instituição teve de suspender as aulas no período da manhã e dispensar cerca de 500 estudantes dos ensinos médio e fundamental.

Segundo relato de alguns alunos, pelo menos três estudantes desmaiaram e até a diretora da escola teria sido agredida, informação que não foi confirmada pela polícia nem pela Secretaria Estadual da Educação. O caso foi parar na delegacia e dois alunos que se envolveram na confusão terão de prestar contas na Vara da Infância e da Juventude do município.

A briga ocorreu às 10h, durante o intervalo das aulas, por motivo banal. Uma hora antes, no decorrer de uma aula de educação física, dois estudantes discutiram em razão de uma partida de futebol. Um aluno de 15 anos não deixou o outro colega de 16 anos jogar em seu time. O que ficou sem jogar se revoltou e resolveu esperar a hora do intervalo para se vingar.

De acordo com alguns estudantes, ele se juntou a outros 15 colegas e o grupo partiu para cima do outro aluno no pátio. "Foi uma selvageria só. Quase lincharam o estudante. A namorada dele tentou fazer com que os outros não batessem, mas não adiantou. Foram socos e chutes para todos os lados. Depois do começo da briga, praticamente todos começaram a brigar com todos. Um menino arranhou todo o meu rosto", afirmou uma aluna de 15 anos, que cursa a 8ª série do ensino fundamental.

"Eu vi umas três meninas desmaiarem durante a confusão. A diretora da escola tentou acabar com a briga, mas não conseguiu. Ela também levou uns socos e pontapés", contou um estudante de 14 anos.

Sem conseguir controlar a situação, a direção da escola chamou a Polícia Militar. Policiais do 10º Batalhão, que fazem a ronda escolar, foram até o local e abrandaram os ânimos dos estudantes. Ninguém ficou ferido gravemente.

A diretora da escola, Gisele Alcântara, decidiu suspender as aulas e dispensou todos os alunos do matutino. Muitos pais se surpreenderam ao verem seus filhos chegando mais cedo em casa. "Quando meu filho me contou o que tinha acontecido, fiquei assustado. Uma escola precisa ter condições suficientes para dar segurança aos alunos. Depois desse episódio, alguma providência precisa ser tomada", afirmou um pai de aluno, morador da Vila Linda, que não quis se identificar.

Alguns alunos contaram que brigas são freqüentes dentro da escola e que a diretora não está conseguindo evitá-las. "Quase todos os dias tem brigas aqui dentro, por qualquer motivo. A diretora não está tendo pulso firme para conter os garotos. É preciso fazer alguma coisa. Quem não gosta de confusão está insatisfeito", relatou um estudante.

A Polícia Militar conduziu até o 3º DP os dois alunos pivôs da briga e outro estudante que teria ajudado a bater no garoto que não deixou o colega jogar futebol. Compareceram também os respectivos pais e a diretora da unidade. Foi feito um boletim de ocorrência de ato infracional, constando como infratores o aluno que foi tirar satisfações e o colega que o ajudou. O caso ficará a cargo da Vara da Infância e da Juventude. Nem a diretora, nem os estudantes envolvidos e suas mães quiseram dar declarações à reportagem.

A Secretaria Estadual da Educação informou que medidas internas punitivas serão analisadas pelo Conselho Escolar do colégio, formado por alunos, professores e pais. A secretaria também informou que o conselho geralmente decide por aplicar advertências e medidas socioeducativas, dificilmente optando por expulsões. A secretaria não se manifestou sobre a acusação dos estudantes de que há brigas freqüentes na escola, nem sobre a possível falta de controle da diretora para evitar os tumultos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;