Turismo Titulo
Cambuci alavanca turismo em Rio Grande
Especial para o Diário*
05/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Típico da Mata Atlântica e comum em Rio Grande da Serra, o cambuci tem conquistado o paladar de paulistas e de pessoas de outras regiões do Estado. O fruto serve de matéria-prima para várias iguarias, como trufa, alfajor, pão de mel, geleia, bolo, mousse, sorvetes, além de bebidas à base de cachaça e do Cambuci Ice - espécie de soda de baixo teor alcoólico.

A relação do município com a árvore do cambucizeiro vem antes mesmo dos tempos da aldeia indígena de Geribatiba. Quando os tropeiros que passavam rumo ao Planalto de Piratininga faziam suas paradas, já encontravam na planta um bom motivo para o descanso. Além disso, era sabido que o aroma adocicado da fruta atraía diversos animais, o que facilitava a caça local.

O sucesso foi tamanho que não tardou para que a fruta caísse na graça dos tropeiros, dando início, anos mais tarde, a uma série de atividades turísticas, como o Festival Gastronômico do Cambuci - evento que ocorre em maio na Rua Progresso, no Centro da região.

Para ter uma ideia, em 2009 a festa chegou à 4ª edição reunindo mais de 2.000 pessoas, que puderam conferir diversas atrações entre gastronomia, artes e shows.

Assim, a tradição mantida nos quintais e nas matas preservadas de Rio Grande da Serra trouxe em paralelo um trabalho de resgate histórico e cultural do cambuci, que reconhecidamente tem mostrado resultado na cidade.

E o estímulo para o plantio do cambucizeiro - não podemos esquecer da beleza dessa árvore de flores brancas - ainda serve como importante ferramenta no processo de reflorestamento da Mata Atlântica.

*(da Redação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;