Internacional Titulo
Iraque: Japão empresta 640 mi de euros para indústria petroleira
Por Da AFP
09/04/2007 | 08:21
Compartilhar notícia


O Japão concedeu nesta segunda-feira um empréstimo de 102,8 bilhões de yenes (640 milhões de euros) ao Iraque para reativar a indústria petroleira do país árabe, por ocasião de uma visita a Tóquio do primeiro-ministro Nuri al-Maliki.

Este empréstimo permitirá um investimento nas infra-estruturas petroleiras e elétricas danificadas pela guerra e por dez anos de embargo internacional. O dinheiro financiará em particular a construção de um oleoduto em Basra. O empréstimo também servirá para o investimento em fábricas de fertilizantes e refinarias de petróleo, segundo a chancelaria japonesa.

O pagamento do empréstimo financiado pelo Banco Japonês de Cooperação Internacional poderá ser feito em 40 anos, com uma taxa anual de 0,75%. Este empréstimo integra os US$ 6 bilhões em ajudas prometidos pelo Japão em 2003, sob a forma de cancelamento de dívidas, novos créditos e doações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;