Política Titulo
OAB propõe reformas no sistema carcerário
Das Agências
23/03/2001 | 00:30
Compartilhar notícia


A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB-SP) propôs nesta quinta uma reforma “profunda, mas possível” no sistema carcerário paulista, como “único caminho”, na expressão de seu presidente Carlos Miguel Aidar, para evitar novas rebeliões como a que ocorreu em 29 unidades prisionais do Estado de São Paulo em fevereiro passado.

As propostas, sistematizadas em um documento com 22 itens, prevêem desde o reaproveitamento das instalações da Casa de Detenção de São Paulo após o desativação do Complexo do Carandiru, até alterações no Código Penal, com maior flexibilidade em algumas leis e mais rigor em outras.

As mudanças na legislação prevêem a atenuação de algumas penas para presos que estudam, a instituição do seguro-desemprego por seis meses para egressos das penitenciárias e a ampliação de penas alternativas. O documento propõe ainda incentivos fiscais para empresas que contratem os egressos dos presídios.

De acordo com o documento, a Casa de Detenção deveria ser transformada em um Centro de Triagem, com capacidade máxima para três mil presos, e que teria a função de fazer uma avaliação detalhada dos detentos antes de encaminhá-los para outros centros carcerários.

O documento foi elaborado por uma comissão especial integrada por especialistas em sistema prisional da OAB e entregue ontem ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;