Cultura & Lazer Titulo Mobilidade em xeque
Mobilidade em xeque

Documentário ‘Bike vs Carros’ será exibido hoje em São Paulo; depois segue pelo Brasil

Por Marcela Munhoz
13/06/2015 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


 Há muito tem se falado sobre como está cada vez mais difícil dividir a cidade. A eterna guerra entre automóveis e bicicletas está no topo das discussões. Pensando em trazer novamente o tema para pauta, a Maria Farinha Filmes fez questão de distribuir o documentário sueco Bike vs Carros, com exibição gratuita hoje, às 18h, no espaço outdoor, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. O diretor Fredrik Gertten estará presente. “A Maria Farinha produz e distribui filmes que têm potencial de provocar assuntos polêmicos. E o Bike vs Carros tem tudo a ver com a temática de São Paulo, com as dificuldades de mobilidade urbana. A cidade está em grande parte do filme”, explica Luana Lobo, sócia da produtora.

O documentário foi gravado na Capital paulista, em Los Angeles, nos Estados Unidos, em Toronto, no Canadá, e em Copenhague, na Dinamarca. A ideia do diretor foi mostrar realidades diferentes e a batalha diária que algumas pessoas enfrentam por ter optado em incluir a bicicleta em suas rotinas. “São vários pontos de vista, com depoimentos de governantes, ciclistas, taxistas, especialistas, pedestres e motoristas”, explica Luana.

Trazer o debate para o cinema, segundo Luana, pode ajudar a provocar uma transformação maior. “O cinema é uma arte que também tem a missao e potencial de transformação. O filme está tendo uma recepção muito interessante. Mais de 40 cidades estão pedindo cópias para exibir. Quem se interessa pelo tema e já começou a se mobilizar quer mesmo uma ferramenta para ajudar na provocação das autoridades, do colega do lado. É a urgência em encontrar uma solução”, diz.

O lançamento oficial do documentário está marcado para acontecer no dia 18 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e, no dia 25, em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa e em Santos. Mais informações no site oficial da distribuidora mff.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;