Setecidades Titulo São Bernardo
Prefeitura autoriza demolir Best Shopping

Alvará é entregue a advogado e gestor da área
e prédio virá abaixo ainda nos próximos dias

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
13/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O Best Shopping, localizado no bairro Chácara Inglesa, em São Bernardo, está a um passo de ficar, definitivamente, na lembrança. Após 15 anos abandonado e causando transtornos à população local, o imóvel finalmente será demolido nos próximos dias. Ontem, o prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), assinou o alvará que autoriza a ação. Com o documento em mãos, o advogado e gestor da área, Marco Alexandre, pretende, já na segunda-feira, fechar contrato com construtora para que, tão logo, ela inicie o serviço.

A previsão é que o trabalho de derrubada e retirada do entulho (entre 600 e 800 caminhões) leve de 30 a 40 dias. Para a viabilização do processo, estão sendo avaliados orçamentos que vão de R$ 1,9 milhão a R$ 2,4 milhões, incluindo o envio do descarte ao aterro sanitário, parte mais cara da iniciativa, segundo Alexandre. Os proprietários do local arcarão com os custos.

Para minimizar os transtornos a quem mora próximo, a demolição será feita pelo método de esmagamento – quebra de concreto estrutural (lajes, escadas, vigas, paredes, pilares, entre outros) que o deixa triturado e não gera ruído.

Se antes a ansiedade dos moradores do entorno era pela extinção da estrutura, que vinha colecionando problemas como invasão de moradores de rua e consumo de drogas, agora a espera é pelo que será feito no terreno de 8.400 m². A definição, porém, requer alguns acertos. “Não posso dizer o que será construído porque não tenho a propriedade plena daquele imóvel. Ao todo são 162 matrículas e 222 famílias proprietárias de cada uma das lojas que havia no shopping. Só faltam quatro matrículas para que possamos definir tudo. Já estamos em tratativas com elas e, dentro de um mês e meio, estará resolvido”, explica o advogado. O que se pode afirmar é que, por estar em uma área de uso misto, o espaço não poderá ser usado em sua totalidade para a construção de moradias. Investidores já estão sendo procurados para empreender no local.

“(O prédio abandonado) Era uma das chagas da cidade”, falou o prefeito.

O Best Shopping foi inaugurado no ano de 1987. Em julho de 1999, foi lacrado pela Prefeitura por falta de alvará do Corpo de Bombeiros.

Município tem outros imóveis em situação de total abandono

Assim como o Best Shopping, que por 15 anos ficou abandonado, outros prédios em São Bernardo estão na mesma situação, como o esqueleto de um edifício localizado na Avenida Prestes Maia.

Em 2013, a Prefeitura lançou o programa Peuc (Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios), que notifica donos de imóveis ociosos para que deem finalidade a essas áreas. Quem não se adequa está sujeito ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) progressivo ao longo de cinco anos e desapropriações. A estimativa da administração municipal é que existam 120 áreas nessa situação.

No caso do prédio da Prestes Maia, segundo o prefeito Luiz Marinho (PT), os proprietários ainda não apresentaram nenhum projeto para o local. “Eles têm mais quatro anos para nos mostrar qualquer possibilidade. Queremos evitar a desapropriação, porque precisa botar recurso público, que é escasso”, comentou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;