Setecidades Titulo Religião
Dom Cláudio exalta Diocese andreense

Missa na Catedral Nossa Senhora do Carmo celebra 40 anos de ordenação episcopal do religioso

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
26/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


“Vocês me ensinaram a ser bispo”, destacou o cardeal dom Cláudio Hummes, 81 anos, à comunidade diocesana de Santo André, na noite de ontem, durante missa de Ação de Graças na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro. A cerimônia de cerca de duas horas contou com a presença maciça dos fiéis e marcou os 40 anos da ordenação episcopal do homem de Deus.

Emocionado, dom Cláudio aproveitou o momento da homilia para lembrar um pouco da sua trajetória. “Fico muito feliz em celebrar aqui meus 40 anos como bispo. Santo André ficou no coração. Me ajudou a compreender o que é uma diocese e a praticar o lema que escolhi para minha caminhada: ‘Vós sois todos irmãos’, disse o cardeal, oriundo da ordem franciscana.

As lutas operárias e contra os crimes da ditadura também foram ressaltadas. “Descobri que aqui era uma grande diocese de trabalhadores que lutavam pelos seus direitos com métodos pacíficos. O ano de 1979, quando teve aquela grande greve geral, foi decisivo na minha vida”, afirma, ao falar sobre o período em que permitiu que os sindicatos se reunissem em igrejas de sua diocese para articular ações.

“Tudo isso me ajudou a entender que tinha que ouvir o povo. Compreender aquilo que a população acha que é melhor para ela e não o que eu acho”, revela, ao acrescentar que esse é exatamente um dos ensinamentos do papa Francisco. “Já temos bastante discurso, mas o mundo carece de prática. O papa ensina que é preciso caminhar até o povo e sorrir com sorriso de pai, que está ali para encorajar e não para cobrar”, completa.

Para dom Cláudio, a Igreja tem hoje “grande desafio de continuar a ser luz neste mundo plural”. Segundo ele, os sacerdotes não devem ter atitude condenatória, tendo em vista que o próprio Jesus Cristo disse aos discípulos que veio ao mundo para salvá-los. “O papa diz: ‘Ninguém está condenado a ficar fora do reino de Deus.’”

Antes de terminar a cerimônia, o cardeal aproveitou para solicitar orações por parte dos fiéis, já que considera estar no “último parágrafo da vida”. “Vocês sabem que a gente começa a ter algumas dificuldades. Às vezes não consegue andar sem o bastão”, finalizou, poucos segundos antes de ser aplaudido de pé pela comunidade presente.

O público que acompanhou a missa era diversificado. Tanto fiéis mais velhos quanto jovens compareceram à cerimônia para prestigiar dom Cláudio. Esse foi o caso da auxiliar de recursos humanos Lerita Souza, 27 anos, frequentadora de comunidade religiosa chamada Fanuel. “Ele é uma pessoa muito importante na vida da Igreja. Começou um trabalho muito importante e que está tendo continuidade. É um dia de festa”, considera. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;