D+ Titulo
Festival de sopas
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
31/05/2009 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


Nada melhor do que uma boa sopa para aquecer as noites frias de inverno. Por isso, a editora Larousse acaba de lançar o livro Sopas (R$ 39, 96 páginas), com mais de 60 receitas saborosas, para todos os tipos de gosto: caldos leves, cremes, veloutés, minestrones, entre outras especialidades.

O lançamento traz pratos mais tradicionais, como a canja, além de outros mais exóticos como sopas do Marrocos, da Índia, da Tailândia e das Antilhas.

Uma boa dica para incrementar o jantar é servi-las acompanhadas de quiche ou uma salada. Torradas e crôutons também caem muito bem.

Outro excelente acompanhamento para as sopas é o queijo ralado. Mas se você não tiver nenhum ralador por perto, uma boa saída é raspar um pedaço da iguaria com uma faca de legumes. As lascas sairão maiores, mas não deixarão de dar um toque especial aos pratos.

Sopa de Brócolis e Espinafre
(Sopas)
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 40 minutos
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 cebola; 1 dente de alho; 250 g de brócolis; 300 g de espinafre fresco; 2 batatas; 2 colheres (sopa) de azeite; 50 g de manteiga; 900 ml de caldo de legumes; 100 g de gorgonzola; suco de 1/2 limão; 1 pitada de noz-moscada ralada; 80 g de pinhões torrados; sal e pimenta-do-reino moída.
Modo de preparo: Fatie a cebola e o alho. Destaque os buquês dos brócolis. Descasque as batatas. Coloque o azeite e a manteiga para esquentar numa caçarola. Acrescente a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Coloque, em seguida, os brócolis e o espinafre, deixe refogar, depois despeje o caldo e as batatas. Ferva e deixe cozinhar durante 25 minutos.
Corte o gorgonzola em cubinhos e coloque-o na caçarola com o suco de limão e a noz-moscada. Acrescente sal e pimenta. Decore com os pinhões torrados. Sirva.

Velouté de Aspargos
(Sopas)
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 35 minutos
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 kg de aspargos; 50 g de farinha de trigo; 500 ml de leite; 2 gemas; 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco; 1 maço pequeno de cerefólio; sal e pimenta-do-reino moída.
Modo de preparo: Descasque os aspargos e tire partes fibrosas. Cozinhe-os em água fervente salgada por 20 minutos. Escorra-os e reserve a água do cozimento. Corte as pontas dos aspargos e reserve. Em uma caçarola de fundo espesso, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Deixe dourar, mexendo com uma colher de pau. Acrescente um litro da água do cozimento e o leite. Coloque sal e pimenta. Adicione os aspargos, exceto as pontas reservadas. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Passe a sopa no processador. Esquente. Enquanto isso, dilua as gemas de ovos no creme de leite e despeje tudo na sopa. Acrescente as pontas do aspargo. Corrija o tempero e espalhe o cerefólio picado. Reaqueça em fogo bem baixo, sem deixar ferver. Sirva em seguida.

Sopa de Cogumelos
(Sopas)
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 40 minutos
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 500 g de cogumelos porcini; 1 maço pequeno de salsa; 200 g de macarrão cabelo de anjo; 1 colher (sopa) de parmesão ralado; 4 colheres (sopa) de azeite; suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo: Lave os cogumelos e coloque-os numa caçarola com 1 litro e meio de água. Adicione sal e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Pique a salsa. Tire a caçarola do fogo, retire os cogumelos com uma escumadeira e reserve. Guarde a água do cozimento. Volte a água do cozimento dos cogumelos ao fogo. Deixe levantar fervura e coloque os cabelos de anjo, mexendo até que cozinhem. Sirva bem quente, salpicada de salsa e parmesão e regada com um filete de azeite. Sirva os cogumelos a parte, temperados com azeite, suco de limão, sal e pimenta.

Canja
(Sopas)
Rendimento: 4 a 6 porções
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 1h10 minutos
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 2 litros de água ou caldo de galinha; 1 cebola; 2 cravos-da-índia; 1 frango pequeno; 1 bouquet garni (amarrado de salsa, salsão, tomilho e louro); 1 cenoura grande; 1 talo de salsão; 100 g de arroz; alguns ramos de salsa e sal.
Modo de preparo: Coloque a água em um caldeirão, leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, adicione o frango cortado em pedaços pelas juntas, a cebola com os cravos espetados e o bouquet garni. Coloque sal e deixe cozinhar em fogo baixo até que a carne se solte dos ossos. Enquanto cozinha, lave e escorra o arroz. Raspe e corte a cenoura em rodelas. Limpe e seque o salsão. Lave, desfolhe e pique a salsa. Quando concluir o cozimento, tire e escorra o frango, separe os ossos, descarte as peles e desfie a carne. Retire a cebola e o bouquet garni. Acenda novamente o fogo, acrescente ao caldo o arroz, a cenoura e o salsão picados, e a carne do frango. Deixe levantar fervura e cozinhe por 15 minutos. Sirva bem quente, decorada com salsa picada e uma tigela de parmesão ralado à parte.

Sopa de Cebola à Marroquina
(Sopas)
Rendimento: 4 a 6 porções
Grau de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 1h10 minutos
Micro-ondas: não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 kg de cebolas; 800 g de tomates; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (café) de ras al-hanout (mistura de ervas e especiarias muito usada no Oriente Médio e Norte da África); 1 colher (café) de cominho; 1 tablete de caldo de galinha concentrado; 1 xícara de grão-de-bico cozido; 200 g de ervilhas debulhadas; sal e pimenta-do-reino moída.
Modo de preparo: Fatie as cebolas. Escalde os tomates por alguns segundos na água fervente, pele-os e corte em pedaços. Aqueça o azeite numa caçarola grande e refogue as cebolas por 2 ou 3 minutos. Acrescente o ras al-hanout e o cominho, depois incorpore os tomates. Despedace o tablete de caldo sobre a caçarola, coloque sal, pimenta e depois despeje 1,2 litro de água. Deixe ferver, diminua o fogo e cozinhe lentamente por 30 minutos. Escorra os grãos-de-bico e coloque-os na caçarola com as ervilhas. Mexa e deixe cozinhar por mais 15 minutos em fogo baixo. Sirva em seguida. Pode pôr algumas passas na hora de servir.

Sopa de Moranga com Sorbet de Ervas
(Sopas)
Rendimento: 6 porções
Grau de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 1h10 minutos
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 800 g de moranga; 2 cebolas; 1 colher (sopa) de azeite; 200 ml de leite desnatado; 1 pitada de curry; sal e pimenta-do-reino. Para o sorbet - 2 colheres (sopa) de açúcar; 500 g de ricota; 6 folhas de manjericão; 2 ramos de salsa e 6 ramos de ciboulette.
Modo de preparo: Numa panela, misture o açúcar e 3 colheres (sopa) de água. Deixe ferver por 2 ou 3 minutos. Deixe a calda esfriar, incorpore à ricota e leve o preparado ao refrigerador por 30 minutos. Pique as ervas e reserve. Ponha o sorbet numa sorveteira. Quando o sorvete começar a se formar, junte as ervas e deixe centrifugar por mais 15 minutos. Conserve o sorbet no congelador.
Para a sopa - Corte a moranga em pedaços. Pique as cebolas. Coloque o azeite numa panela, junte os legumes e refogue por 3 minutos. Despeje 400 ml de água, o leite e tempere com sal, pimenta e curry. Deixe cozinhar com a panela tampada por 30 minutos, em fogo baixo, depois bata no liquidificador. Retire o sorbet do congelador 15 minutos antes. Acrescente uma bola de sorbet no centro da sopa morna, ao serví-la.

Minestrone
(Sopas)
Rendimento: 6 porções
Grau de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 14 horas
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 150 g de feijão-branco seco; 2 cenouras; 3 batatas; 1/4 de salsão; 2 alhos-porós; 2 abobrinhas; 3 tomates; 4 colheres (sopa) de azeite; 2 dentes de alho; 2 litros de caldo de carne; 4 ramos de manjericão; 3 ramos de salsa; 1 ramo de tomilho; 4 colheres (sopa) de macarrão para sopa; parmesão; sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo: Na véspera, ponha os feijões de molho em água fria. Após escorrê-los, coloque-os numa panela grande com 500 ml de água. Tampe, deixe ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar na fervura por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, descasque as cenouras, as batatas e limpe o salsão. Corte o pé e as folhas verdes dos alhos-porós, limpe e lave cuidadosamente a parte branca. Lave as abobrinhas. Mergulhe os tomates por um minuto na água fervente e depois pele-os. Corte os tomates e os outros legumes em cubinhos. Coloque azeite numa panela grande e refogue ali todos os legumes em fogo baixo. Acompanhe o cozimento e mexa regularmente.
Descasque o alho, amasse e coloque na panela. Numa caçarola, esquente o caldo e despeje-o na panela. Acrescente o feijão-branco com água do cozimento. Desfolhe e lave 2 galhos de manjericão, lave a salsa, o tomilho e junte essas ervas na panela. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 45 minutos. Coloque sal e pimenta. Adicione o macarrão na panela e prolongue o cozimento por 2 ou 3 minutos. Retire o tomilho e a salsa da sopa e coloque-a numa sopeira. Desfolhe os ramos restantes de manjericão e espalhe as folhas sobre o minestrone. Sirva imediatamente, acompanhado de parmesão ralado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;