Cena Política Titulo
O uso da OAB para fins eleitorais
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PSB) intensifica conversas com lideranças da cidade para formar grupo a fim de concorrer ao Paço em 2016. Ontem, o socialista almoçou com o presidente da secção andreense da OAB, Fábio Picarelli, e com os presidentes municipais do PSB, Donay Neto, e do DEM, Fernando Marongoni. Indicativo de que Aidan abriria espaço para o advogado ser vice em sua chapa, com o objetivo de dar credibilidade à candidatura, já que o caso Semasa tem dado dor de cabeça ao ex-chefe do Executivo. Recentemente, o Ministério Público denunciou Aidan por formação de quadrilha e corrupção, por suposta negociação de licenças ambientais na autarquia municipal. Com Picarelli, o socialista teria respaldo de uma instituição importante e minimizaria possíveis ataques durante a campanha. Por outro lado, o uso político da OAB pode revoltar os filiados. E, assim, o tiro sairia pela culatra. O presidente da entidade ainda não decidiu o que fazer. Sequer assinou ficha partidária. Tem conversado com vários políticos antes de tomar a decisão. A definição pode, inclusive, se abster da corrida eleitoral, como fez ano passado, quando ensaiou mas não efetivou candidatura a deputado. Diante da atual gestão Carlos Grana (PT), a OAB de Santo André iniciou trabalho combativo em 2013, que se dissolveu ao longo do tempo.

Toma lá, dá cá
Ex-prefeito de São Bernardo e ex-deputado federal, William Dib está de malas prontas para mudar de partido. Sem espaço na atual sigla, o plano seria deixar o PSDB para ingressar no PSC, do parlamentar Marco Feliciano. Na cidade, a legenda estava nas mãos de Ademir Silvestre, ligado a Orlando Morando (PSDB), que assumiu o tucanato local.

Será?
O presidente estadual do Solidariedade, David Martins Carvalho, disse que as conversas estão em andamento, mas não há nada definido sobre parceria com o PTB em todo o território paulista, com vistas às eleições municipais do ano que vem. Um exemplo seria São Bernardo, onde o partido planeja lançar candidato ao Paço, apesar de ser recém-criado e ter apenas um vereador, Pery Cartola.

Dois objetivos
O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), esteve sábado em São Bernardo para prestigiar a entrega de 88 imóveis populares, evento que teve presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD). O tucano estava alinhado com o prefeito Luiz Marinho (PT). Está de olho na liberação de 504 unidades para Rio Grande. E, quem sabe, em apoio à reeleição de 2016.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;