Setecidades Titulo São Bernardo
Vazamento causa prejuízo para gráfica
Por Nelson Donato
especial para o Diário
20/04/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Há dez dias, a rotina dos funcionários de uma gráfica situada na Rua Vera Cruz, no Jardim Hollywood, em São Bernardo, mudou devido a vazamento que prejudica o local. Litros de água jorram por buraco na parede e inundam toda a sala de impressão do estabelecimento.

Os funcionários da gráfica gastam cerca de quatro horas por dia para tirar todo o líquido que se acumula durante a noite. Em uma hora, foram retirados mais de 100 baldes cheios.

O dono do estabelecimento, Luis Carlos Herédia, 68 anos, afirma que a situação é desesperadora. “Meu pessoal tira mais de 3.000 litros de água todos os dias. Meio expediente é perdido com isso. Quando o nível do líquido começa a subir, somos obrigados a desligar as máquinas para ninguém ser eletrocutado.”

Ele conta que os prejuízos podem ser fatais para a empresa. “Já perdi mais de R$ 6.000. Se continuar assim, serei obrigado a fechar as portas, pois não tenho condições de atender meus clientes adequadamente”.

Ele conta que várias equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) passaram pelo local, mas não conseguiram solucionar o problema. “Os técnicos não sabem como consertar. Já liguei em outros departamentos da Prefeitura, mas nos jogam de um lado para o outro”, reclama.

A origem do vazamento e da dificuldade em solucioná-lo é apontada por Herédia como sendo uma edificação irregular em viela que fica entres as ruas Vera Cruz e Copacabana. O terreno pertence à Prefeitura de São Bernardo e é de responsabilidade da Sabesp.

O proprietário da gráfica explica que, segundo técnicos da estatal que vistoriaram o vazamento, o local seria uma faixa não edificante, porém, a área foi invadida e foram construídos cômodos e espaço de lazer de residências. A viela foi fechada com muros, que impedem o acesso a uma mina que existe no local.

Segundo a aposentada Helena Terzioglo Arcurio, 79, os donos das casas que se apropriaram do terreno não colaboram com a vizinhança. “Não abrem os portões da viela para não termos acesso às extensões de suas casas.”

Procurada, a Sabesp informou que esteve no local na manhã de sexta-feira executando vistoria em parceria com a Prefeitura e que foi constatado que se trata de rede de esgoto que se encontra-obstruída, causando a infiltração no imóvel citado.

Para poder executar a desobstrução, a autarquia estadual informou que será necessário que os dois poços de visitas (utilizados pela empresa no caso de necessidade de manutenção) sejam descobertos. A Sabesp garantiu ainda que os serviços serão executados hoje. A Prefeitura não se manifestou sobre a viela invadida pelos vizinhos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;