Setecidades Titulo Guerreiro
Igreja Católica Brasileira celebra semana de São Jorge
Nelson Donato
Especial para o Diário
18/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa hoje a quinta edição da Festa de São Jorge, realizada pela Igreja Católica Apostólica Brasileira em Santo André. Eventos serão realizados durante toda a semana e contarão com presença de grande número de fiéis.

Segundo o padre Bruno Marques, a carreata, marcada para as 15h de hoje, terá mais que o dobro de carros do ano passado. “Creio que conseguiremos mais de 200 veículos no início. Como rodaremos toda Santo André, a tendência é esse número aumentar.”

O sacerdote detalha que, apesar da popularidade do santo, é preciso ser feito trabalho de divulgação. “As equipes distribuíram 35 mil panfletos por toda a região, além de 5.000 cartazes. Também solicitamos à Prefeitura apoio de fiscais de trânsito e da GCM (Guarda Civil Municipal).”

Na quinta-feira, Dia de São Jorge, haverá missas às 6h, 12h e 15h. A celebração campal seguida de procissão será às 20h.

No domingo, as festividades serão encerradas com a já tradicional Feijoada de São Jorge, que conta com a ajuda da comunidade e dos fiéis. O lucro será revertido para a reforma do Santuário de São Jorge e para custear a divulgação do evento.

O santo guerreiro é um dos mais venerados, tanto pela Igreja Católica Apostólica Romana quanto pela Brasileira, uma dissidência da primeira. O Dia de São Jorge é celebrado na data de sua morte, em 23 de abril de 303, na Nicomédia. Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, na Lídia, Israel.

De acordo com a lenda, São Jorge nasceu no ano 275, na Capadócia, hoje território da Turquia. Ingressou no exército romano e, aos 23 anos, se tornou tribuno militar na Nicomédia.

Ao ver que o imperador Diocleciano perseguia e matava os cristãos, passou a defendê-los. Por este motivo, foi torturado e degolado.

Para fugir da perseguição, os praticantes do candomblé associavam um orixá a um santo católico. Desta forma, Ogum, o deus guerreiro, é associado a São Jorge. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;