Memória Titulo Memória
Bocha marca os 55 anos do EC Vila Noêmia

O Esporte Clube Vila Noêmia, de Mauá, está completando 55 anos...

Por Ademir Medici
11/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O Esporte Clube Vila Noêmia, de Mauá, está completando 55 anos. Sua data oficial de fundação é 7 de abril de 1960. Nasceu para o futebol. “Com a chegada da idade, os futebolistas passaram a se dedicar à bocha, hoje um dos fortes da agremiação”, conforme o nosso informante Sérgio Antônio Ambrósio, diretor de patrimônio.

Foram bons e maus momentos. O lado negativo fica por conta de um incêndio na secretaria do clube, há muitos anos, quando se perdeu documentos e fotos históricas.

Um ponto alto vai reproduzido nas fotos que o Ambrósio selecionou e que cobrem o triênio 1997-8-9. Em torno da bocha, nomes e sobrenomes históricos do EC Vila Noêmia e de Mauá como um todo, a maioria deles incluída no livro De Pilar a Mauá, hoje publicação clássica e rara da história da formação da cidade.

DIRIGENTES

O EC Vila Noêmia tem como diretor-presidente Absalão Souza Lima; Valdir Pegoraro é o presidente do Conselho Deliberativo.

EC VILA NOÊMIA

Feijoada comemorativa

Quando: amanhã, domingo, a partir das 13h

Local: Rua Nelson Barbosa Ferreira, 120, Mauá

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flash-back, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e ‘notícias no tempo’.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo. 1 – Há 45 anos Paul MacCartney anunciava o fim dos Beatles – uma bomba na história da música; 2 – Gilles Lapouge, correspondente do Estadão na Europa, está lançando o livro Porque amo o Brasil – e vai estar no programa; 3 – Gabriela colocou na Globo um romance de Jorge Amado e mostrou Sonia Braga em rede nacional – a atriz teve passagem marcante por Santo André no início de carreira. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) <– Causas Nobres. Em pauta, a divulgação das atividades de instituições sociais e beneficentes. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Primeiro de dois programas sobre o cantor Nelson Gonçalves (veja artigo). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Nelson Gonçalves fala

Texto: Milton Parron

No programa Memória deste final de semana, é o próprio Nelson Gonçalves que conta sua vida, especialmente quando estava envolvido com drogas e sua carreira literalmente desabou.

O maior vendedor de discos do Brasil, até hoje em terceiro lugar, com 75 milhões vendidos, perdendo apenas para Tonico e Tinoco, 150 milhões, e Roberto Carlos 120 milhões, ficou de tal maneira dependente das drogas que ninguém queria mais contratá-lo para shows.

Nelson Gonçalves chegou a se apresentar em residências de traficantes em troca de meio grama de cocaína. Foi preso, permaneceu um mês na Casa de Detenção e lá ocorreu um fato emocionante: três mil detentos assinaram um pedido para soltura do cantor em troca de um dia no aumento das penas de todos os encarcerados.

Quando Nelson Gonçalves começou a deixar o mundo das drogas, por verdadeiro milagre, força de vontade e um extraordinário anjo da guarda a seu lado, sua própria mulher (a terceira,) Maria Luiza, resolveu procurar dom Agnelo Rossi, cardeal-arcebispo de São Paulo, isso em 1967, para pedir-lhe apoio a uma campanha que iniciara em favor das crianças pobres com o intuito de afastá-las do risco das drogas.

Por estranha coincidência eu estava no Palácio Episcopal naquela manhã para cobertura da visita que o presidente Costa e Silva faria ao cardeal. Nessas circunstâncias gravei o momento que Nelson chegou, inesperadamente, e o diálogo que se seguiu entre ele, o presidente e o cardeal.

Tudo isso estará na edição do programa Memória deste sábado, ilustrado com canções que imortalizaram o ídolo. Semana que vem tem mais. Depois contamos.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 11 de abril de 2015 – ano 27, nº 5796

Manchete – Tancredo agoniza: tensão no País

- Ulysses Guimarães garante apoio a Sarney.

- Portaria de emergência do Instituto do Coração registra intensa movimentação de jornalistas.

Editorial – A Nação, entre esperar e confiar

Diadema –Vice-prefeito Paulo Afonso Silva pede demissão do cargo de diretor jurídico da Prefeitura.

Indústria – Interprint abre nova fábrica em São Bernardo.

Novo Cronista – Estreia no Diário o professor Nelson Zanotti, várias vezes diretor da Fundação Santo André, amante das letras e incentivador das artes. Título da crônica de estreia: ‘Dois casos de memória prodigiosa’.

Em 11 de abril de...

1915 – Nova reunião é realizada em Santo André para a formação da primeira liga de futebol do futuro Grande ABC.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Importante posição tomada pelos franceses em Les E’parges.’

1970 – Delzio Paschoin, primeiro suplente do MDB, assume por um mês cadeira à Câmara de São Bernardo na licença de Mario Ladeia da Rocha, que se encontra em Brasília a serviço da firma em que trabalha.

- Ladeia e Paschoin, reservas políticas importantes de São Bernardo, o primeiro residindo no Centro e Paschoin fiel ao seu bairro Assunção.

Santos do dia

- Gema Galgani (Itália 1878 – 1903). Religiosa. Morreu aos 25 anos, em Luca. No Grande ABC, padroeira da Paróquia do Jardim Ana Maria, em Santo André.

- Estanislau

- Isaac

Hoje

- Dia do Infectologista

- Dia do Kung Fu

- Dia do Prefeito

- Dia da Escola de Samba

- Dia do Exército da Salvação

- Dia da Organização Internacional do Trabalho

Município Paulista

- Cafelândia. Elevado a município em 1925, quando se separa de Pirajuí. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;