Memória Titulo Memória
E o Esmaga Sapo ganha uma fábrica de ônibus e caminhões...

A Mercedes-Benz tem sua fábrica inaugurada oficialmente em 1956, em São Bernardo...

Ademir Medici
02/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A Mercedes-Benz tem sua fábrica inaugurada oficialmente em 1956, em São Bernardo. No entanto...

Rogério Durante escreve um novo e importante capítulo na história da industrialização do Grande ABC, buscando e registrando a evolução histórica de uma das primeiras montadoras de veículos da região. Título: ‘Mercedes-Benz do Brasil: projeto governamental, mão de obra e desenvolvimento do ABC’, apresentado e aprovado no programa de pós-graduação em Sociologia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), com orientação do professor Emerson Ferreira da Rocha.

O trabalho foge ao lugar comum de apresentar a indústria automobilística brasileira como obra exclusiva do governo Juscelino Kubitschek. O autor demostra que o projeto vem dos tempos do governo democrático de Getúlio Vargas e que foi aprimorado e levado adiante por JK. Parece simples, mas não é o que se observa em muitos outros registros.

Esta justiça a Getúlio é um dos pontos altos da dissertação. Outros dois pontos importantes vêm da memória oral. Rogério Durante entrevistou dois colaboradores históricos da Mercedes-Benz em São Bernardo, Ebe de Carvalho, responsável por contratações, cargos e salários da empresa de 1957 a 1990; e general Aldebert de Queiroz, chefe do curso de Engenharia Automotiva da Escola Técnica do Exército, assessor de JK e de materiais da Mercedes-Benz a partir de 1959.

As fontes secundárias consultadas são múltiplas e um dos destaques é Ramiz Gattáz, autor do fundamental A Indústria Automobilística e a Segunda Revolução Industrial no Brasil: Origens e Perspectivas (São Paulo, Ed. Prelo, 1981). Rogério recebeu muito apoio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e total liberdade da própria empresa para a realização do trabalho.

O trabalho apresentado segue as regras acadêmicas, mas o autor consegue passar para o papel uma redação não rebuscada, jornalística, não se esquecendo de traçar um perfil maravilhoso do local escolhido pela Mercedes-Benz para a construção da sua fábrica: a Vila Pauliceia, antigamente conhecida por ‘Esmaga Sapo’, área formada pelo vale alagadiço do Rio dos Couros.

TRECHOS

- (...) A data de implantação da Mercedes-Benz foi em outubro de 1953, porém é no ano de 1954 que tem início os preparativos para a construção da empresa, bem como a contratação de funcionários, somando um total de 139 naquele ano.

- A Mercedes-Benz mantém no ano de 1955 as preparações para a fabricação dos caminhões, cuja patente seria trazida da Alemanha, bem como a instalação dos maquinários que vinha recebendo da matriz de Stuttgart.

- (...) Os operários especializados começaram a trocar os empregos, uma vez que a Mercedes-Benz pagava três ou quatro vezes mais que as indústrias tradicionais no Grande ABC e na Capital paulista. Nas palavras do senhor Ebe de Carvalho: “Eu te pago tanto, mas você tem que trazer mais três para mim”.

- Para atender à demanda produtiva e também pelo fato de não haver no Brasil escolas técnicas especializadas na formação de mão de obra específica para a indústria automobilística, foi trazido da matriz alemã um modelo de escola de aprendizes, com instrutores alemães, porém os diplomas eram emitidos em um convênio com o Senai. A primeira turma desta escola ingressa em 1957, e nas palavras do senhor Ebe: “Tirou muitos jovens da rua, que não iriam ser nada na vida, para aprender uma profissão...”.

- A partir deste momento uma nova realidade se colocava no Grande ABC, o advento de escolas especializadas como as montadas nas fábricas da Mercedes-Benz, Volkswagen e Scania.

O AUTOR

Rogério Durante nasceu em Santo André. Tem 41 anos. É casado com Fernanda Albanez e pai do Ítalo e da Luíza. Formado em Ciências Sociais pela Fundação Santo André. Tem especialização em Pesquisa Histórica pela USP. Pós-graduado em Sociologia pela Universidade de São Caetano. Guarda Civil de Santo André desde 1998, ocupando o posto de subcomandante da Guarda Municipal.

Santos do dia

- Quinta-feira santa. A Igreja celebra a Ceia do Senhor. Última Ceia. Original de Leonardo da Vinci, idealizado entre 1495 e 1497

- Francisco de Paula

- Leopoldo de Gaiche

- Maria do Egito

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Alumínio, Capão Bonito, Cotia, Pacaembu, Pongaí, Suzano, Ubirajara e Vinhedo.

Hoje

Dia Internacional do Livro Infantojuvenil

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Diário há 30 anos

Terça-feira, 2 de abril de 1985 – ano 27, nº 5789

Manchete – Sarney deixa claro que assumirá de fato o poder

- Saúde de Tancredo volta a preocupar.

- Servidores e populares lotaram a praça do Paço de São Bernardo para orar pela saúde do presidente da República.

- Gervásio Batista, fotógrafo oficial da Presidência da República, desmente montagem da foto de Tancredo Neves no hospital.

Editorial – Lições positivas de um momento difícil

O Sr. Tancredo Neves tem a estima e o respeito da Nação. Isto, no entanto, não é tudo. As instituições precisam estar fortalecidas para subsistirem acima e independentes de problemas decorrentes da frágil condição humana.

São Bernardo – Prefeitura estuda INPC municipal para reajustes salariais dos servidores.

Tragédia – Chevette cai no Tamanduateí, em Santo André. Quatro membros de uma mesma família se afogam.

Em 2 de abril de...

1910 – Chico Xavier nasce em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

1915 – Matriz de Santo André realiza a procissão do enterro do Senhor, com a participação da banda do Tiro 34 ‘e acompanhada por quase que a nossa inteira população’, segundo relato do correspondente do Estadão.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A ação dos franceses em Peronne e Berry-au-Bac.

1930 – Desde 17 de fevereiro está desaparecido nas matas do Alto da Serra Francisco José Pereira. Em companhia de outras pessoas, realizava uma caçada.

1965 – Cicpaa (Comissão Intermunicipal de Controle de Poluição das Águas e do Ar) inaugura as instalações do seu novo laboratório, no bairro Fundação, em São Caetano. Até então, e desde a sua criação, em 1960, a Cicpaa funcionava na Rua Justino Paixão, em Santo André.

1970 – Secretário de Justiça do Estado, Hely Lopes Meirelles, assina portaria determinando a construção do novo prédio para o Fórum de Santo André.

1973 - Estreia o programa O Pulo do Gato, pela Rádio Bandeirantes. Na apresentação, o poeta Gióia Júnior, que foi colunista do Diário. Ele logo seria substituído pelo atual apresentador, o jornalista José Paulo de Andrade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;