Internacional Titulo
Fidel Castro ataca Bush em talk show com Maradona
Da AFP
01/11/2005 | 14:44
Compartilhar notícia


O presidente de Cuba, Fidel Castro, fez fortes críticas ao presidente George W. Bush no programa de televisão de seu amigo, o ex-jogador de futebol Diego Maradona, às vésperas da Cúpula das Américas de Mar del Plata.

"Se eu fosse o Bush, não iria à Cúpula das Américas", afirmou Fidel, em uma entrevista concedida à Maradona, em Havana, para seu programa 'La noche del 10', que voltou a liderar os índices de audiência da televisão argentina na noite desta segunda-feira.

A primeira entrevista formal que Fidel Castro concedeu à televisão argentina fez com que o programa conquistasse a maior audiência de uma segunda-feira no país, com uma média de 27,8 pontos, medição segundo a qual cada ponto representa cerca de 100.000 televisores.

"Se eu fosse o presidente dos Estados Unidos, teria juízo pelo menos uma vez e não desafiaria o espírito dos argentinos, que o declaram persona non grata. Não se pode menosprezar o povo", disse o líder cubano na entrevista, que durou cinco horas no total.

"Você merece um monumento", se entusiasmou Fidel quando Maradona, vestido com um casaco com a imagem de Ernesto 'Che' Guevara, confessou que estará na marcha contra Bush prevista para o dia 4 de novembro em Mar del Plata.

Único governante da região a não ter sido convidado para a Cúpula das Américas, Castro disse que de qualquer maneira não teria ido por dignidade, como aconteceu na Organização dos Estados Americanos (OEA), a qual não voltará porque "cheira mal, é fedorenta e asquerosa".

No estúdio do Canal 13 de Buenos Aires, Maradona reiterou que estará na marcha que percorrerá as ruas de Mar del Plata, após receber o convite formal do deputado Miguel Bonasso, organizador de um trem 'anti-Bush', que começou a transportar manifestantes vindos de Buenos Aires.

No programa, Maradona disparou a primeira pergunta sobre quantas vezes já haviam tentado assassinar Fidel e o líder comunista o respondeu que "umas 600 vezes, embora a CIA (Agência Central de Inteligência americana) tenha confirmado cerca de oito a dez".

"Os argentinos têm algo pendente com este homem (com Bush) e temos que dizer isso nas ruas", disse Maradona no estúdio do Canal 13 em Buenos Aires, depois de exibir a entrevista com o líder cubano.

Por fim, em uma surpresa promovida pelo canal, ao fim do programa Maradona entrou em um helicóptero no estúdio onde o programa é realizado e foi levado para o estádio La Bombonera, onde milhares de torcedores do Boca Juniors comemoraram seus 45 anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;