Política Titulo DEM e PTB
Fusão pode originar 2ª bancada da região
Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
15/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A possível fusão entre PTB e DEM pode resultar na segunda maior bancada de vereadores do Grande ABC com o novo partido, que deve continuar com a sigla PTB e o número 14 como legenda. Ao todo, seriam 15 parlamentares ligados ao futuro grupo, sendo seis vereadores do DEM e nove do PTB. Na região, o número ficaria abaixo apenas do PT, que tem 29 parlamentares nos Legislativos locais.

A junção de democratas e petebistas está sendo tratada pelas lideranças de ambas legendas. O presidente do PTB de São Paulo, o deputado estadual Campos Machado, se reuniu com representantes do DEM na tarde de anteontem para tratativas sobre a negociação.

No atual cenário, o PMDB, atrás do PT, é o segundo partido que mais tem parlamentares nas Câmaras da região, 11 ao todo. Posição que pode ser perdida, caso a junção entre PTB e DEM se concretize. O PR, que cairia para a quarta colocação com a fusão, é atualmente o terceiro e tem dez vereadores.

A Casa com mais petebistas é Santo André – bancada formada por Roberto Rautenberg, Luis Zacarias e Edson Sardano. Já o Legislativo com maior número de democratas é São Bernardo, com Mauro Miaguti e Reginaldo Burguês.

Miaguti, que afirma ainda não ter conhecimento sobre uma possível fusão, acredita que “a união não teria nenhum problema caso for a melhor alternativa para os dois partidos.”

Luis Zacarias, de Santo André, já fala sobre a aliança. “Não sei de muito, mas que as conversas já são uma realidade, isso eu tenho certeza”, afirmou.

O presidente do DEM em Santo André, Fernando Marangoni, elogiou a provável fusão partidária. “Vejo com bons olhos, até mesmo porque temos apenas o Bahia como representante na Câmara da cidade. Com a junção, ganharíamos mais três parlamentares. A fusão é interessante”, disse Marangoni, que também admitiu saber sobre as tratativas.

A ideia é que a negociação seja concretizada para a disputa do pleito de 2016. Atualmente, o DEM faz parte do bloco de oposição ao governo federal, enquanto o PTB mantém postura independente. Em âmbito nacional, a parceria renderia 47 deputados federais, sendo 26 de PTB e 21 do DEM, além de oito cadeiras no Senado, das quais três são petebistas e os outras cinco são democratas.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;