Cena Política Titulo
Profissão político
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
26/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O senador José Serra (PSDB-SP) protocolou PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa acabar com as mesas diretoras das casas legislativas do País. Os cargos de primeiro, segundo e terceiro secretários, por exemplo, não existiriam mais nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e Congresso Nacional. A estrutura de comando seria composta apenas por presidente e vice, como é nos Estados Unidos e Chile. Essas funções seriam exercidas por servidores efetivos. Algo, de fato, a se refletir. Esses cargos a mais nas mesas diretoras são, geralmente, para marcar posição e tentar levar vantagem em licitações para contratar serviços ou equipamentos nas casas de leis. A medida geraria, inclusive, redução de despesa, pois os parlamentares que exercem essas funções dispõem de salas maiores, mais funcionários e outras regalias. A sugestão de Serra é para reflexão. E, por que não, avançar? Por que não voltar a alguns atrás, quando os vereadores não recebiam nada para representar o povo? Trabalho voluntário, que contribuía muito mais do que o realizado agora. Faria bem para a sociedade. O dinheiro gasto com salários iria para comprar merenda, uniforme escolar, remédio... E mais: a maioria dos vereadores já tem sua profissão: são médicos, professores, policiais, empresários, sindicalistas, advogados etc. Hoje, o que vemos é a ‘profissão político’.

Decoração
Manoel Lopes (DEM) reassumiu cadeira na Câmara de Mauá, mas quando chegou ao gabinete se espantou. Wanessa Bomfim (PMDB), que ficou em seu lugar dez dias, pintou a parede de roxo. “Estou pagando para fazer a limpeza e pintarem de novo. Ia deixar a parede roxa em homenagem às mulheres, me dou bem com todos os segmentos, mas me disseram para ficar no padrão da Câmara. É uma pena que a primeira providência dela (Wanessa) tenha sido pintar a parede.”

Convite
Vice-prefeita de São Caetano, Lucia Dal''Mas (PMDB) recebeu convite para se filiar ao PDT a fim de disputar o Paço em 2016. A peemedebista tem conversado com diversas correntes da oposição, já que a reconciliação com o governo Paulo Pinheiro (PMDB) parece ser irrevogável. “É o perfeito caso em que ocorre um ganha – ganha. Todos saem fortalecidos”, disse o presidente do diretório pedetista, Rubens Gomes.

Alinhados
Secretário de Governo de São Caetano e presidente do PMDB de Santo André, Nilson Bonome aproveitou a visita do ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD), ontem, à região, para trocar figurinhas com o ex-prefeito da Capital. Quem viu o encontro constatou proximidade política.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;