Setecidades Titulo
Superprodução marca decoração natalina deste ano no Grande ABC
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
12/12/2004 | 12:39
Compartilhar notícia


Só falta a neve. É essa a impressão de quem observa as casas enfeitadas para o Natal no Grande ABC, muito semelhantes às moradias do subúrbio norte-americano, exibidas em filmes ambientados nesta época. O ar é de superprodução e os proprietários-decoradores não estão mesmo para brincadeira: vão muito além dos convencionais pisca-pisca e criam todo um clima de magia que atrai quem passa em frente às casas. São laços de fita enormes, bonecos de neve e Papais Noéis sob diversos disfarces, espalhados por quintais e telhados.

Tudo isso atrai a criançada, mas é em nome da memória dos adultos que as idéias são arquitetadas. É por causa das boas recordações das noites de Natal que a professora Vera Lúcia Fragoso Orlando enfeita há cinco anos a fachada do sobrado na rua Adolfo Bastos, Vila Bastos, em Santo André. “Sempre foi uma data muito significativa para mim. Minha mãe comemorava o Natal com alegria e isso ficou forte em mim”, conta.

Depois da reforma que transformou a casa térrea em sobrado, ela ampliou a decoração interna para a fachada e transformou a casa em cenário do filme ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ (Mel Stuart, 1971). Junto com o marido, bolou uma espécie de teleférico, com ursinhos de pelúcia. Os dois encomendaram um motor especial para garantir o movimento da engenhoca.

Os Papais Noéis confeiteiros são a atração da casa da rua Regente Feijó, na Vila Assunção, em Santo André. Eles estão no local desde o fim de novembro. De acordo com a proprietária da casa, que pediu para não ser identificada, o trabalho demanda mais de um mês de esforço conjunto dela e das três filhas, que confeccionam as roupas dos velhinhos que já fazem parte da decoração natalina da casa há sete anos. “Só gastamos mesmo com luzinhas. Gostamos de artes manuais e investimos nisso”, disse a dona da casa.

O comércio também cria esse clima de aconchego para receber o cliente. A farmácia de manipulação de Simone Mesquita, 31 anos, que fica na rua José Bonifácio, também na Vila Assunção, colocou um trenó com Papai Noel sobre a porta. “Somos novos aqui e essa é uma forma de agradar aos clientes e principalmente os vizinhos”, afirma a farmacêutica.

Concurso – Termina nesta segunda-feira o prazo de inscrições para o concurso Brilha Meu Grande ABC, uma promoção das Associações Comerciais e Industriais da região com apoio do Diário. Serão premiadas as melhores ornamentações natalinas em cada um dos sete municípios da região, nas seguintes categorias: residência, condomínio, comércio e shopping center. Os interessados devem preencher o cupom da promoção publicado diariamente no jornal (até esta segunda-feira) e entregá-lo em qualquer uma das sedes das associações comerciais. A lista dos vencedores será publicada no dia 22.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;